Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Ave provoca apagão e deixa vários bairros sem energia elétrica em Concórdia

A falta de luz foi registrada no início da noite desta quarta-feira, dia 15.

AtualFM
por  AtualFM
16/12/2021 10:17 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Celesc confirmou na manhã desta quinta-feira, dia 16, que uma ave foi responsável pelo apagão registrado em Concórdia e que atingiu diversos bairros deixando cerca de 4 mil unidades consumidoras sem energia elétrica. A falta de luz foi registrada no início da noite desta quarta-feira, dia 15. A publicação é da Rádio Atual FM.

Divulgação Atual/FM

De acordo com as informações, um Jacu provocou um curto circuito no sistema. Somente por volta das 3h da madrugada a Celesc conseguiu realizar o conserto e o religamento do sistema.

O gerente da Celesc, Gilvan Menosso, afirma que que os danos foram consideráveis. Por isso, houve demora maior na manutenção do sistema. Ele reitera que em casos como esses a prioridade é religar o sistema para depois analisar os danos.

Nessa quinta-feira, dia 16, os técnicos irão retornar a região afetada para fazer uma análise mais detalhada dos danos provocados pela ave. Os Bombeiros Voluntários também foram acionados para atender uma ocorrência de incêndio na rede elétrica na Rua Marcelino Ramos.

NOTA DE CELESC

A Celesc informa que houve registro de desabastecimento de energia elétrica na cidade de Concórdia na noite desta quarta-feira (15). O problema ocorreu após uma ave se chocar contra a rede, na rua Adílio Hilário Mutzemberg, no bairro Guilherme Reich, por volta das 20h. O choque provocou um curto-circuito.

Por conta do esforço mecânico a que foi submetida a rede, um cabo acabou se rompendo na rua Marcelino Ramos, no bairro Imperial, gerando um incêndio. O Corpo de Bombeiros esteve no local e controlou o fogo após cerca de 30 minutos.

Desde o início do problema, técnicos da empresa atuaram para restabelecer o sistema o mais rápido possível. No pico da ocorrência, aproximadamente 6 mil unidades consumidoras ficaram sem energia. Os bairros mais atingidos foram Guilherme Reich, Imperial e Nações. A situação foi totalmente normalizada por volta da meia-noite.

A Celesc reitera que o problema registrado na noite desta quarta-feira foi pontual, provocado por situação externa, e que não tem relação com sobrecarga no circuito.

A empresa aproveita para ressaltar ainda que a rede que atende à região passou por um alívio de carga em março deste ano, quando os municípios de Peritiba e Alto Bela Vista foram remanejados desse circuito e conectados em uma rede nova, ligada à subestação São Cristóvão. Os investimentos na nova rede, que possibilitaram esse alívio de carga, foram na ordem de R$ 4 milhões, visando justamente evitar problemas de sobrecarga.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE