Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Avaliações médicas no Atlântico buscam informações sobre cada atleta

Objetivo também é atuar na prevenção de lesões e garantir a melhor preparação possível para cada jogador.

Prime Comunicação
por  Prime Comunicação
23/01/2020 16:22 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Para que uma equipe de futsal conquiste seus objetivos, é preciso alinhar uma série de atividades, que vão desde os bastidores até o jogo. Por isso, o Atlântico entre as preocupações que possui, coloca a minimização de lesões ao longo do ano como uma das metas.

Ter menos lesões significa ter o grupo o mais completo possível na maior parte dos jogos. Neste sentido os médicos do Clube também tem papel importante. Os doutores Rodrigo Mocellin e Neri Omizzolo, juntamente com o diretor Mário Tormen, são os responsáveis pelas avaliações médicas no início da pré-temporada, que vão servir de base para o ano todo.

Mocellin ressalta que o primeiro passo é avaliar a saúde dos atletas, tanto os que estão chegando, quanto os que permanecem das temporadas anteriores. “Esta é uma rotina no Clube, todo inicio de ano são feitas as avaliações completas, primeiro com interrogações sobre diversos pontos como medicamentos utilizados, doenças prévias, cirurgias já realizadas, dores, e após, é realizado o exame físico completo dando ênfase aos joelhos e tornozelos, que acabam sendo as principais lesões que os atletas sofrem, pelo que é observado durante o ano, testes em ligamentos, meniscos, musculatura, restrições de mobilidade, enfim, um diagnóstico completo para conhecer melhor o atleta”, salienta.

“Estas avaliações estão sendo cada vez mais valorizadas pelos grandes clubes. Os departamentos médicos são compostos por equipes multidisciplinares com médicos, fisioterapeutas, profissionais de educação física, dentistas, fisiologistas e nutricionistas. A partir das avaliações que realizamos, monta-se um plano de como trabalhar junto com toda a equipe de profissionais envolvidos na prevenção de lesões”, acrescenta Omizzolo.

Mocellin enfatiza que o diagnóstico realizado neste período do ano, vai balizar tomadas de decisões ao longo da temporada e até na pré-temporada, estabelecer se um determinado atleta precisa de carga diferenciada de trabalhos. “E caso venha a surgir uma lesão ao longo do ano, já teremos um histórico para analisar e tentar entender melhor o porque da lesão e a forma de melhor e mais rapidamente tratar”, amplia o médico.

“A avaliação de pré-temporada é fundamental para um bom trabalho e com resultados positivos durante o ano todo, tendo o mínimo de lesões possíveis associado a um alto rendimento físico dos atletas”, completa Neri Omizzolo.

O Atlântico abriu sua pré-temporada na última segunda-feira, 20. Neste ano, disputará a Supercopa, Liga Nacional e Liga Gaúcha entre as competições oficiais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE