Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Ausência de chuva favorece colheitas que estão em andamento

Situação também favorece o desenvolvimento das pastagens de inverno.

Agrolink
por  Agrolink
04/08/2020 14:00 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As chuvas em julho ficaram mais concentradas no Sul do país, com destaque para o norte do RS, onde os volumes foram até acima do normal para o período, o que favorece o desenvolvimento das pastagens de inverno.

De acordo com o relatório Agro Mensal do Itáu, no PR, MS, SP e MG o tempo permaneceu seco, dando boas condições ao avanço das colheitas de milho, cana, café e laranja. No ES choveu um pouco acima do normal mas sem maiores problemas na colheita do café, que caminha para o final no estado.

A situação também esteve favorável em MT e GO, com a colheita do milho safrinha em linha com a média histórica em todo o país, de mais da metade da área total colhida, e acima de 80% em MT.

A previsão da NOAA para as próximas duas semanas é de continuidade do tempo seco na maior parte do país, com exceção da faixa litorânea do ES para cima, extremo norte do Brasil e no centro-norte do RS, onde são esperadas pancadas de chuvas. Mas na Região Sul, essas chuvas serão abaixo do normal para o período, conforme indica a anomalia, principalmente em SC e PR.

A previsão é de que as chuvas retornarão à Região Sul em meados do mês, mas não alcançarão o PR, SP e MG. Com isso, a perspectiva continua positiva para a evolução das colheitas de milho, algodão no cerrado e culturas perenes no sudeste. Já as temperaturas estarão em elevação nos próximos dias, amenizando preocupação de geadas no Sudeste e podendo subir além de 30 graus em partes do Centro

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE