Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Aumenta número de internações por acidentes de crianças e adolescentes no Brasil

Pesquisa da Aldeias Infantis SOS aponta que quedas, queimaduras e intoxicações estão entre as principais causas

Lais Sansoni
por  Lais Sansoni
26/08/2022 10:48 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

De acordo com pesquisa realizada pela Aldeias Infantis SOS, por meio do Instituto Bem Cuidar (IBC), somente em 2021, foram registrados mais de 110 mil casos de internações de crianças e adolescentes no Brasil, causadas por acidentes.

Os números revelam um crescimento de 5,3% no total de casos de internações entre a faixa etária de 1 a 14 anos em relação a 2020 e traz como as principais razões as quedas, responsáveis por 44% dos acidentes; as queimaduras, com 19% das ocorrências; e as intoxicações, que chegaram a atingir 5% do universo avaliado.

Desses acidentes, 90% deles poderiam ser evitados por meio de ações comprovadas de prevenção, como dicas simples aos pais, familiares e responsáveis para tornar o ambiente doméstico mais seguro, promovendo a cultura do cuidado de qualidade.

“Entendemos que em média 302 crianças são hospitalizadas por dia por conta de algum acidente. Sabemos que essas ocorrências reverberam na vida de diferentes famílias pelo país. Mas é importante salientar que boa parte destas estatísticas poderiam ser evitadas a partir de um olhar mais atento para a prevenção e proteção”, afirma Erika Tonelli, especialista em Entornos Seguros e Protetores da Aldeias Infantis SOS.

Próximo dia 30 de agosto é o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes

Os pais podem fazer algumas adaptações na casa para evitar que esses tipos de acidentes ocorram e deixar o ambiente favorável às crianças. 

  • Redes em todas as janelas. 
  • Produtos de limpeza e remédios precisam ser guardados fora do alcance das crianças. 
  • Não deixe os pequenos entrarem no banheiro sozinhos , porque podem escorregar, cair e bater a cabeça. 
  • Escadas devem ter proteção para evitar quedas. 
  • Cuidado com estantes em que as crianças possam subir e cair.
  • Objetos de enfeite pontiagudos precisam ser evitados. 
  • Tapetes podem escorregar e a criança cair e bater a cabeça em mesinhas de centro com quina. 

Tem que ver todas as possibilidades de acidentes para tentar evitar. A casa que tem criança pequena, geralmente com menos de 2 ou 3 anos, precisa ser totalmente amiga da criança, no sentido de não oferecer risco nenhum para acidente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE