Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação

Aulas presenciais nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul recomeçam nesta terça

A retomada das atividades nas salas de aula ocorre de forma gradual. Em Erechim não há previsão de retorno nesta terça-feira.

O SUl /Redação
por  O SUl /Redação
19/10/2020 18:34 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A retomada das aulas presenciais na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul ocorre a partir desta terça-feira (20) para os estudantes dos ensinos médio e técnico.

No dia 28 deste mês, retornarão às salas de aula os alunos dos anos finais do ensino fundamental. Em 12 de novembro, será a vez dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.

O calendário e os protocolos para evitar a propagação do coronavírus foram anunciados, na semana passada, pelo governador Eduardo Leite e pelos secretários da Educação, Faisal Karam, e da Saúde, Arita Bergmann.

“Desde o final de julho, observamos uma estabilização da velocidade de transmissão e das internações por coronavírus nos leitos de UTI do Estado. Desde setembro, observamos a redução das internações e do número de óbitos. Nossos dados mostram claramente que o Rio Grande do Sul já atravessou o pior momento e vive uma situação mais controlada, com a população consciente dos cuidados que devem ser tomados e, portanto, podemos dar passos importantes na retomada das atividades.  Muitas escolas privadas já retornaram, e esse retorno se demonstrou seguro, sem intercorrências, sem problemas”, disse o governador.

As escolas são obrigadas a seguir a portaria conjunta 01/2020, de 8 de junho, elaborada pelas secretarias da Saúde e da Educação. O Estado também definiu regras para o transporte escolar, para os refeitórios e para as salas de aula, com distanciamento mínimo entre os alunos, uso de máscara e máximo de 50% de alunos em sala de aula.

“Retomar o ensino presencial é importante para assegurar o direito à aprendizagem, prover atenção e assistência e evitar abandono e evasão. Esse longo período sem aulas presenciais acaba desestimulando parcela significativa dos nossos alunos e comprometendo a aprendizagem. Se nos resignarmos, estaremos deixando de cumprir esse importante papel do Estado”, destacou Leite.

EPIs

O governo do Estado informou que investiu R$ 270 milhões na compra de equipamentos de segurança e de proteção para garantir o retorno seguro às escolas. Desse montante, R$ 15,3 milhões foram destinados à compra de EPIs (equipamentos de proteção individual).

O retorno dos alunos às salas de aula não é obrigatório. Pais e responsáveis podem decidir se querem mandar seus filhos para as escolas. Inicialmente, será priorizado o retorno presencial para alunos com dificuldade de aprendizado ou de acesso ao conteúdo oferecido pela plataforma Google Sala de Aula.

O modelo de ensino permanecerá sendo híbrido. No entanto, professores e funcionários que não pertençam aos grupos de risco da Covid-19 são obrigados a retornar ao trabalho presencial.

As atividades presenciais só podem ocorrer em regiões que estejam em bandeira amarela ou pelo menos duas semanas em bandeira laranja no modelo de Distanciamento Controlado.

Em Erechim não há previsão de retorno nesta terça-feira

Na 15ªCRe são 101 escolas, destas 52 são de Ensino Médio. Segundo oAssessor de Comunicação da 15ª CRE, Adriel Ferreira, a programação na região segue todos os protocolos. "Estamos recebendo os EPIs fazendo acolhimento e organização pedagógica com as escolas atendendo aos protocolos sanitários. Para amanhã não temos nenhuma prevista". 

As datas para o retorno são particulares de cada escola, a partir do momento que estiver com sua estrutura organizada. O retorno também depende de fatores externos, como transporte escolar por exemplo. 

Ainda segundo a assessoria 15ªCRe, as escolas vão prosseguir no ensino remoto e na organização de retorno para os que apresentaram necessidade a partir dos diagnósticos pedagógicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE