Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Audiência Pública debate possibilidades para que transporte público alie qualidade a tarifa acessível

Audiência Pública que debateu o Direito ao Transporte Público de Qualidade em Erechim aconteceu nesta quinta-feira (10).

Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
por  Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
11/03/2022 11:54 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última quinta-feira (10), foi realizada no plenário da Câmara a Audiência Pública que debateu o Direito ao Transporte Público de Qualidade em Erechim. As motivações para convocação da atividade, proposta pelo vereador Anacleto Zanella (PT) e aprovada pela maioria dos parlamentares recentemente, vão do reajuste da passagem em 20% a outras inúmeras queixas por parte dos usuários do referido serviço, como déficit de linhas e infraestrutura insuficiente. Estiveram presentes representantes sindicais, estudantis e dos poderes Executivo e Legislativo, além de munícipes insatisfeitos com a situação presente.

“Continuaremos mobilizados”

Para o parlamentar proponente, a audiência cumpriu sua finalidade, já que reuniu diferentes setores da sociedade a fim de consolidar o diálogo e debater possibilidades para melhorar o serviço de transporte público. “Foi definido um posicionamento firme na exigência de uma passagem de preço justo e acessível à população e ao direito a um transporte público de qualidade aos usuários”, afirma Anacleto, reforçando que as propostas sugeridas serão encaminhadas aos governos municipal e federal, bem como ao Congresso Nacional. “A solução dos problemas passa por ações em nível local e nacional. De nossa parte, continuaremos mobilizados para garantir ações concretas para a qualificação desse direito”, completa.

Propostas

Ao final da audiência foram definidas as seguintes providências a serem tomadas em relação ao transporte público em Erechim: 

1) posicionamento pela revogação do decreto municipal que aumentou o valor da passagem de R$ 4,00 para R$ 4,80; 

2) apoio ao Projeto de Lei Federal em tramitação na Câmara dos Deputados que prevê subsídio federal para o transporte coletivo nos municípios; 

3) posição favorável à reposição salarial para trabalhadores da Empresa de Transportes Gaurama, cujos salários não são reajustados há dois anos; 

4) criação de uma comissão entre poder público e sociedade em geral para estudar e propor medidas de ajuste no modelo atual do serviço;

5) auditoria pública para verificação do contrato em vigor e questões sobre o reequilíbrio financeiro solicitado pela empresa; 

6) melhorias como ampliação de linhas e horários, qualificação dos abrigos existentes, passagem integrada, garantia de transporte ao distrito de Capoerê, passagem subsidiada a desempregados e idosos a partir de 60 anos e tarifa zero a estudantes de baixa renda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE