Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Audiência Pública debate atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico em Erechim

A Audiência, é um dos últimos passos para a resolução do saneamento básico, como no tratamento de água para que o edital de concessão seja encaminhado.

Secom Prefeitura de Erechim
por  Secom Prefeitura de Erechim
29/01/2020 13:27 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Plenário da Câmara Municipal de Vereadores foi, na manhã desta quarta-feira, 29, o cenário para a realização da Audiência Pública que debateu a atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico de 2015, que trata do abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Na condução dos trabalhos o secretário de Obras Vinícius Anziliero que falou a um público formado por secretários municipais, vereadores, moradores dos mais diversos bairros do município, representantes de entidades e demais que se fizeram presente lotando as dependências do Plenário da Casa.

A Audiência, segundo o Chefe de Gabinete Beto Fabiani é um dos últimos passos para a resolução do saneamento básico, como no tratamento de água para que o edital de concessão seja encaminhado.

Durante toda a sua fala, Anziliero explanou todos os pontos relativos ao Plano, realizando uma explanação da atual realidade, como uma projeção que deverá ocorrer com a efetivação do Plano apresentado aos presentes.

Entre alguns pontos, a proposição de novos indicadores de avaliação da prestação de serviços, como detalhou a análise da viabilidade de custos e planilhas de custo no prazo em que vigoraria o novo Plano. “O custo operacional será de mais de dois bilhões de reais nos 30 anos de sua vigência”.

Hoje a perda de água no município está na casa dos 42%, contabilizando vazamentos e instalações clandestinas. “Há a inexistência da prestação dos serviços de esgotamento sanitário, o que potencializa danos ao meio ambiente. O novo Plano, num prazo de 30 anos é interessante tanto para a CORSAN com para a iniciativa privada”.

“Ele apresenta alterações do de 2015, com maior complexidade de dados e projeções. Alterações necessárias devido ao não cumprimento por parte da estatal do contrato vigente, uma oportunidade para que a comunidade possa se inserir naquilo que vai impactar diretamente em sua vida”, destacou o presidente do Legislativo, vereador Mário Rossi.

Ainda nos trabalhos da manhã que iniciaram às 9h e terminou às 11h30, a comunidade presente teve o uso da palavra, oportunidade em pontuou vários questionamentos e indagações sobre o tema que foram respondidos pelo secretário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE