Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Ato de filiação de Ana Amélia Lemos confirma ida de Leite ao PSD

Durante o evento, Gilberto Kassab deu ao governador do RS status de liderança nacional.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
16/03/2022 13:37 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O ato de filiação da secretária estadual de Relações Federativas e ex-senadora Ana Amélia Lemos ao PSD, na manhã desta quarta-feira, no Plaza, se transformou em mais uma confirmação de que o governador Eduardo Leite também vai para o partido de Gilberto Kassab, para concorrer à presidência da República, após ter a pretensão frustrada no PSDB.

Ato de filiação de Ana Amélia Lemos confirma ida de Leite ao PSD | Foto: Chico Santana

Os indicativos não vieram só da presença de Leite no palco do evento, entre Ana Amélia e o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (que acompanhará o governador na troca). Durante a breve coletiva de imprensa que antecedeu o ato, ao ser questionado sobre as críticas de adversários, que afirmam que o PSD estará com o ex-presidente Lula (PT) no segundo turno da eleição presidencial e que age para ‘embaralhar’ a terceira via no primeiro, Kassab rebateu: “No segundo turno estaremos com Eduardo Leite.”

Depois, na cerimônia, Kassab insistiu, dando a Leite status de liderança nacional, e, ao ato, clima de campanha. “Todos nós do PSD, mas também gaúchos e brasileiros que não moram no RS, torcem para que você tenha boas inspirações nos próximos dias. Na nossa visão, a renovação e a esperança são você”, disse, dirigindo-se ao governador.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, foi mais longe. “Este Estado, que já teve Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola, precisa de um candidato à presidência que coloque o país no futuro.”

O ato de filiação selou ainda o lançamento da pré-candidatura de Ana Amélia ao Senado. Ela exerceu o primeiro mandato pelo PP e tentou a indicação do partido para 2022, mas rusgas internas e a falta de sintonia com o pré-candidato do PP ao governo, o senador Luiz Carlos Heinze, atrapalharam sua pretensão. Ela optou por deixar o PP e migrar ao PSD, já dentro do ‘pacote’ encabeçado pelo governador Eduardo Leite.

Além da vaga do Senado, Jairo Jorge garante que o vice-governadoor Ranolfo tem a preferência para ser o candidato ao governo pelo PSD.

Questionado sobre se a ocupação das duas vagas não prejudica a busca por aliados e dificulta o desempenho nas urnas, Jorge afirma que a sigla não vê problema neste tipo de composição. “Podemos sim fazer desta forma, e oferecer a vaga de vice para alianças. O que não nos falta é coragem.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE