Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação/ESA
Ciência

Asteroide de 1 km de diâmetro passa "perto" da Terra neste sábado

O 2002 PZ39 é monitorado pela Nasa desde 1995 e faz parte do grupo de rochas espaciais classificadas como potencialmente perigosas.

Nasa/R7
por  Nasa/R7
12/02/2020 17:29 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O 2002 PZ39, um dos maiores asteroides já analisado pela Nasa, passará "perto" da órbita terrestre no próximo sábado (15), às 8h (horário de Brasília). A queda de um objeto espacial nesse porte poderia causar um grande estrago, mas, a chance de colisão é nula.

O asteroide de 990 metros de diâmetro, aproximadamente um quarto do tamanho da Lua, cruza o espaço com a velocidade de 57.240 km/h.

Apesar da notícia parecer assustadora pelo medo de uma colisão, o asteroide passará a 5,7 milhões de quilômetros da terra, o equivalente a 15 vezes a distância da Terra até a Lua.

A rocha faz parte do grupo Apollo, que é formado pelos asteroides potencialmente perigosos por cruzarem a órbita do planeta ao redor do Sol.

O asteroide é monitorado pelo CNEOS (Center for Near Earth Object Studies), centro ligado a Nasa, desde 23 de outubro de 1995.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE