Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Assembleia Legislativa gaúcha amplia trabalho presencial e permite uso de diárias e passagens

Flexibilizações foram aprovadas no início do mês pela Mesa Diretora.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
17/08/2020 11:31 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Assembleia Legislativa gaúcha amplia, a partir desta segunda-feira, a possibilidade do trabalho presencial e também do uso de diárias e passagens. A decisão foi tomada pela Mesa Diretora no início do mês. A adequação ao novo regramento ficará a cargo de necessidade de cada parlamentar.

Nos gabinetes, será permitida a presença de até quatro pessoas (o deputado e mais três assessores). Antes, o acesso estava limitado em dois: o deputado e um assessor. Mesmo assim, as atividades de home office seguem recomendadas. Também será facultado, se necessário, o uso de diárias e passagens, que estava suspenso desde 25 de março.

O atendimento e as atividades com público no Palácio Farroupilha continuarão suspensos até 31 de agosto. Ainda neste mês, os deputados vão discutir a possibilidade de realização das sessões presenciais no Plenário 20 de Setembro, a exemplo do que ocorre na Câmara dos Deputados.

Decisão ocorreu em reunião da Mesa Diretora no início do mês | Foto: Joel Vargas / Agência ALRS

Devolução de R$ 30 milhões

No primeiro semestre do ano, em função das iniciativas para auxiliar o Estado no enfrentamento à pandemia, a Assembleia adotou uma série de medidas, desde março, como a suspensão de diárias e a emissão de passagens para deputados e servidores, além do contigenciamento de 30% das verbas de custeio de gabinetes parlamentares, lideranças de bancadas, lideranças parlamentares, comissões, diretorias, departamentos e superintendências da Casa.

Com a economia orçamentária já gerada nos primeiros meses do ano e com a redução a ser possibilitada pelas novas medidas, a Assembleia devolveu R$ 30 milhões de seu duodécimo para ações do governo do Estado na linha de frente do controle da pandemia de coronavírus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE