Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
oel Vargas | Agência ALRS
Política

Assembleia Legislativa faz retoma votações após as eleições municipais

Durante a pausa, serão realizadas adaptações no plenário para a implementação do sistema híbrido de votação

Correio do Povo
por  Correio do Povo
28/10/2020 22:15 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Assembleia Legislativa retomará votações em plenário apenas dia 18 de novembro, após o primeiro turno das eleições municipais. Nesta quarta-feira, por falta de quórum, a sessão foi encerrada sem a apreciação de nenhum projeto. Na pauta, 12 projetos estavam aptos para votação.

Na sessão prevista para o dia 18 de novembro os deputados estaduais deverão discutir projetos polêmicos, como é o caso do reajuste do piso regional. A suspensão das sessões nas próximas duas semanas foi definida na reunião de líderes de bancadas, em função das eleições municipais.

O período será utilizado para as adaptações no plenário e testes para a implantação do sistema híbrido de votações, que permitirá que alguns parlamentares estejam presentes em plenário, enquanto outro seguirão no sistema virtual. Mudará ainda a forma como são registradas as presenças e a votação dos parlamentares.

Atualmente é feita de forma nominal. Com uma ferramenta do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Casa, cada deputado, esteja participando de forma presencial ou virtual, poderá registrar presença, conferir a lista de projetos que serão votados e escolher entre ‘Sim’ ou ‘Não’ na votação.O resultado aparecerá no painel de controle do plenário. A expectativa é que a mudança seja deliberada no dia 18 de novembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE