Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Assembleia Geral da Hospinorte aprova relatório de atividades e prestação de contas de 2019

Assembleia foi realizada no dia 20 de agosto, no Anfiteatro do Centro Clínico Hospital de Caridade de Erechim com todas as medidas de prevenção ao novo coronavírus.

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
24/08/2020 13:49 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Norte do Estado do RS– Hospinorte - aprovou, por unanimidade, na Assembleia Geral Ordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 20 de agosto, no Anfiteatro do Centro Clínico Hospital de Caridade de Erechim, a prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2019, assim como o balanço geral e suas demonstrações contábeis. Também foi aprovado o relatório de atividades desenvolvidas no período.

Para o evento foram adotadas todas as medidas de prevenção ao novo coronavírus como uso obrigatório de máscara, distanciamento social de 1,5 m entre os participantes e disponibilização de álcool gel para a higienização das mãos na entrada do Auditório.

A Assembleia foi coordenada pelo diretor presidente da Hospinorte, Lucir de Conto, e coube ao contador Éder Spitcza explanar sobre as demonstrações contábeis e financeiras e apresentar o relatório de atividades. Entre as principais atividades desenvolvidas em 2019 estão as reuniões mensais da Associação, sempre com boa presença e participação dos membros; e reuniões com Sindicato da Saúde para tratar e negociar a Convenção Coletiva de Trabalho de 2019, através de Comissão Especial de Negociação.

MAIS DE 2 MIL HORAS DE CAPACITAÇÃO

A Hospinorte, dentro de seus objetivos, também realiza treinamentos visando a qualificação dos profissionais dos hospitais associados. Em 2019, foram realizados cinco eventos que abordaram os seguintes temas: atendimento ao cliente; faturamento SUS; faturamento convênios e auditoria de contas; cuidados com lesões de pele,  curativos e ostomias; e plano operativo e contratualização SUS – mudanças e tendências.

Foram mais de 2 mil horas de treinamento com a presença de uma média de 35 participantes por evento. Ainda dentro da área de capacitação, os profissionais dos hospitais associados particiaram de mais duas qualificações: Semana da Enfermagem do Hospital de Caridade de Erechim, e Workshop de Higienização e Lavanderia Hospitalar, também no HC.

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

Em assuntos gerais, foram tratados temas referentes às negociações da convenção coletiva de trabalho e como estão os encaminhamentos com o Sindicato da Saúde. Antes das deliberações da Assembleia, foi apresentada uma pesquisa sobre a situação atual dos hospitais frente aos reajustes salarais em 2020, realizada no final de julho, além de serem atualizadas as informações e a posição de cada hospital frente aos reajuste.

Durante a Assembleia, os associados deliberaram por darem andamento às negociações, uma vez que estavam paralisadas em razão da pandemia do coronavírus, na forma de uma Convenção Coletiva de Trabalho única, como sempre ocorreu, com termos de acordo individual de reajuste de salário, complementares à Convenção, com os hospitais que já concederam aumento aos seus funcionários.

AUDIÊNCIA

Também na ordem do dia, nos assuntos gerais, estava o ajuste das mensalidades da Hospinorte, onde foi acordado não haver aumento, e outros temas de interesse dos hospitais associados. De forma unânime, decidiram por solicitar uma audiência com a Secretaria da Saúde do RS para esclarecimentos sobre a aplicação e prestação de contas do auxílio financeiro enviado pelo Governo aos hospitais para combate à pandemia da Covid-19.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE