Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

As três cidades líderes na geração de emprego em Santa Catarina

190 municípios do Estado aumentaram o estoque de emprego formal em setembro de 2023.

MTE/Assessoria
por  MTE/Assessoria
09/11/2023 21:40 – atualizado há 32 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Santa Catarina tem se destacado na geração de empregos, e três cidades lideram esse cenário. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego em outubro, Chapecó, Itajaí e Joinville foram as cidades que mais geraram empregos nos primeiros nove meses de 2023. Joinville se destacou como líder, com a abertura de 9.769 novas vagas, seguida por Itajaí, com 7.220, e Chapecó, com 4.096.

Além dessas três cidades, outros municípios catarinenses também apresentaram números expressivos. Blumenau registrou a criação de 3.254 empregos, seguido por Navegantes, Jaraguá do Sul, Palhoça, Criciúma, Tubarão e Itapema. No total, 190 municípios do Estado aumentaram o estoque de emprego formal em setembro de 2023.

Esse resultado positivo é atribuído a diversos fatores. Segundo o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, o povo catarinense é trabalhador por natureza e o estado possui regiões bem desenvolvidas, o que é um ativo importante. Além disso, o governo busca ser parceiro do setor produtivo para atrair novos negócios.

Carlos Alberto Arns Filho, diretor de Emprego e Renda da Sicos, destaca que Santa Catarina possui a maior taxa de trabalhadores com carteira assinada do país, o que contribui significativamente para os dados positivos. O estado também possui a menor taxa de informalidade entre as unidades da federação, o que mostra a importância do trabalho formal na região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE