Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

As melhores verduras e legumes para plantar no inverno

Escolher as cultivares adaptadas ao clima frio é essencial para que tenham um melhor desenvolvimento.

Revista Rural
por  Revista Rural
19/07/2022 16:01 – atualizado há 12 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O inverno já chegou e o frio já aparece em grande parte do país e com isso as sementes de hortaliças que possuem a sua janela de plantio nesse período merecem cuidados especiais. Para quem quer saber mais sobre quais são as hortaliças indicadas para essa época do ano, a ISLA Sementes apresenta algumas opções de cultivo.

Segundo Amanda Inoue, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da empresa, a definição dos melhores meses para plantar cada hortaliça é feita de acordo com o estudo do comportamento de cada espécie.

“Através do entendimento dos fatores climáticos para o bom desenvolvimento da espécie e ocorrência destes fatores em determinados meses do ano e regiões, sabe-se qual seria este período”, explica Inoue.

A especialista afirma que com a chegada do inverno, é normal que os dias fiquem mais curtos e as temperaturas mais amenas, enquanto em várias regiões do Brasil as temperaturas caem muito, a ponto da ocorrência de geadas.

“É importante entender em qual região se encontra para a escolha das culturas que irá plantar, para que sejam mais adaptadas para essa época”, ressalta.

As recomendações da profissional de plantios para o mês de julho, de modo geral, são das culturas de: Acelgas, Agrião, Alfaces, Almeirão, Beterraba, Cebola, Cenoura, Brócolis, Couve Chinesa, Couve-Flor, Couve Manteiga, Ervilha, Mostarda, Nabo, Rabanete, Repolho, Rúcula, Salsa, Cebolinha e entre outras.

Peculiaridades

A especialista também explica que cada planta possui suas peculiaridades, como a temperatura correta, tempo de exposição à luz e a umidade para realizar cada processo de seu desenvolvimento, seguindo seu local de origem e adaptações realizadas ao longo dos processos de melhoramento e sucessivos cultivos.

Cuidados

Inoue ressalta que escolher as cultivares adaptadas ao clima frio é essencial para que tenham um melhor desenvolvimento.

Estar atento aos manejos necessários, como controle de umidade no solo através da rega adequada, já que normalmente neste período do ano em muitas regiões a tendência é que o solo mantenha mais a umidade, necessitando menos regas. O excesso de umidade nas plantas pode promover um ambiente mais favorável a doenças.

Outro ponto importante é a escolha do local, o ideal é um local onde as plantas receberão luminosidade por mais tempo ao longo do dia para evitar que o seu crescimento seja afetado devido ao sombreamento excessivo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE