Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Reprodução / Divulgação
Educação

As inscrições para o SISU já começaram; saiba como fazer a sua

O período de inscrições vai até 26 de janeiro. Em 28 de janeiro, será possível ver o resultado da chamada regular.

GZH
por  GZH
21/01/2020 09:18 – atualizado há 4 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Sisu é uma das portas de entrada no Ensino Superior. Ele é um portal do MEC que reúne, em um buscador, as vagas de universidades públicas de todo o Brasil reservadas para quem fez o Enem. Os interessados em se candidatar precisam ter realizado a última prova e não podem ter zerado a redação. 

O período de inscrições vai até 26 de janeiro. Em 28 de janeiro, será possível ver o resultado da chamada regular. O período para participar da lista de espera será de 29 de janeiro a 4 de fevereiro e a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições ocorrerá entre 7 de fevereiro e 30 de abril. 

Reprodução

Neste ano, o site da plataforma apresenta algumas novidades. A principal delas é que, agora, as inscrições podem ser feitas em dispositivos móveis, como celulares e tablets. Outro diferencial é que será disponibilizada uma área com todas as informações sobre as vagas do programa. Basta acessar a aba "Relatórios" e baixar uma tabela para consultar dados como o número de vagas, campus, modalidade, turno da vaga desejada e o modo de concorrência, por cotas ou deficiências físicas, entre outros. 

Veja o passo a passo para se inscrever no Sisu e tentar garantir uma vaga em uma instituição pública de ensino:

  • Primeiramente, confirme seus dados para caso seja necessário a plataforma Sisu entrar em contato com você; 
  • Na página do Sisu, clique na opção "fazer inscrição" e insira o seu número de inscrição do Enem 2019 e a senha cadastrada no Enem;
  • Na sequência, aparecerão na tela até duas opções de escolha de curso. É nesta tela que você acompanhará o status da sua inscrição;
  • Comece o processo preenchendo os tópicos de "fazer inscrição na 1ª opção"; 
  • No momento da pesquisa pelas vagas, é possível procurá-las pelo nome do município, da instituição ou do curso;
  • Os cursos pesquisados serão mostrados na tela. Assim que eles aparecerem, você pode ter mais detalhes sobre as graduações e suas respectivas modalidades, clicando em cima delas;
  • Nesta etapa, é necessário ler as modalidades ofertadas para cada curso, ficar atento às informações relacionadas às ações afirmativas, etc. Feito isso, clique em "escolher modalidade";
  • Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em "confirmar minha inscrição; 
  • Uma vez confirmada sua inscrição, você voltará para a tela "minha inscrição" e poderá ver novamente as informações da opção escolhida. É possível alterar suas escolhas durante o período de inscrições, que vai até o dia 24 de janeiro. Somente a última alteração feita no sistema será considerada.

Nota de corte 

É a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para cada curso. Uma vez por dia, durante o período de inscrições, o Sisu vai calcular a nota de corte de cada curso com base no número de vagas e o total de inscritos. Esse cálculo será apenas uma referência para ajudar no monitoramento da inscrição do candidato, e não garante seleção.

Classificação parcial

Durante o período de inscrição no Sisu, o candidato pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.

A classificação 

O sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações - casos em que as instituições atribuem pesos diferentes às provas. Se a nota do candidato o faz ser aceito nas duas opções de vaga, ele será selecionado somente em sua primeira opção.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE