Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

As diferentes vitórias de Breno – Uma história de luta pela vida em Erechim

A luta se deu para salvar a mãe e o bebê - que por seu tamanho e peso corria sério risco de vida. Recém-nascidos com as características de Breno tem apenas 6% de chance de sobreviver.

Assessoria/HCE
por  Assessoria/HCE
03/08/2021 20:26 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Depois de quatro meses e 24 dias internado na UTI Neonatal do Hospital de Caridade de Erechim, Breno Arpini Sirena, que nasceu com 25 semanas e 5 dias de gestação e apenas 650 gramas, finalmente teve alta e, no sábado, 31, pode ir para casa, fazendo a alegria dos pais Archeli e Juliano e do irmão João Pedro Sirena, de 11 anos.

A história de Breno, contudo, é marcada pela superação, o amor e a dedicação de familiares e de toda uma equipe de profissionais (técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e equipe de apoio). A luta se deu para salvar a mãe e o bebê - que por seu tamanho e peso corria sério risco de vida. Recém-nascidos com as características de Breno tem apenas 6% de chance de sobreviver.

Archeli e Juliano, que estão juntos há 10 anos – tendo oficializado o matrimônio em 2020 – jamais deixaram de acreditar na recuperação do filho. “Sabíamos que o quadro era delicado, mas diante da excelência do atendimento recebido, e da franqueza com que a situação foi apresentada desde o início, acreditávamos que tudo daria certo. E todos, sem exceção, desde a portaria aos demais setores do HC, sempre foram muito prestativos e atenciosos, o que nos dava força para seguirmos. Sempre confiei”, revela a mãe, que, ao lado do marido, realizava uma visita diária para transmitir boas energias e carinho ao filho.

Juliano, profissional do setor de eventos, por sua vez, conta que, seguindo orientação da psicóloga do Hospital, Carine Balvedi, idealizou uma imagem que significava a ‘cura’ – representada pelo caminhar de Breno à beira da praia, sonho que os pais pretendem realizar em breve. “Muitos pensam que a UTI é um lugar de despedida, nós, porém, acreditávamos que era, e é, um lugar para salvar”, pontua Juliano.

Vitória

A palavra ‘vencer’ define a família e os desafios transpostos pelo casal, especialmente por Archeli, servidora pública municipal – responsável por liderar processo que conseguiu, via legislação, aumentar o prazo de licença maternidade para mães de bebês prematuros (após a alta), a partir da aprovação da lei complementar 33, de 27 de julho de 2021. “Considero-me duplamente vencedora, pois, além de ter o Breno em casa saudável e feliz, também foi possível abrir uma porta que beneficiará outras mães que estejam atravessando situação semelhante à minha”, completa, exultante.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE