Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Artistas estão liberados de usar máscaras durante apresentações artísticas em Santa Catarina

Pelo regramento anterior, os artistas, mesmo com o esquema vacinal completo, precisavam usar máscaras de proteção durante as apresentações.

NDMais
por  NDMais
06/10/2021 20:44 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma portaria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), publicada nesta quarta-feira (06), acaba de liberar artistas do uso obrigatório de máscaras durante as apresentações em todo estado catarinense.

Pelo regramento anterior, os artistas, mesmo com o esquema vacinal completo, precisavam usar máscaras de proteção durante as apresentações. Em Joinville, por exemplo, onde acontece o maior Festival de Dança do Mundo, os bailarinos tinham de subir ao palco de máscara. Agora, não vão mais precisar.

Foto: Carlos Jr/ND

Foi enviado um ofício ao Estado solicitando a não obrigatoriedade da máscara durante as apresentações do festival. O município entende que os bailarinos podem ser equiparados aos atletas, considerando que fazem muito esforço durante as apresentações. Vale lembrar que no caso do futebol, por exemplo, os jogadores não precisam usar máscaras durante o jogo.

Nesta quarta-feira (6) à tarde, veio a resposta do Estado.

“A Secretaria da Saúde atualizou no Diário Oficial desta quarta-feira, 6, a redação da Portaria SES nº 1063, publicada no último dia 24 de setembro. A portaria 1111 alterou o 7°, inciso II, passando a permitir que todos os artistas sejam liberados do uso de máscaras durante apresentações artísticas. Anteriormente, o regramento liberava o uso de máscaras apenas para profissionais durante as apresentações vocais.”

Portaria liberou eventos para vacinados, mas com regras

No dia 27 de setembro, o governo de Santa Catarina publicou uma das maiores mudanças com as regras para combate à pandemia da Covid-19 e as suas consequências para a realização de eventos públicos.

Foram revogadas 28 portarias – publicadas entre 2020 e 2021 – e publicada uma nova portaria com regramentos específicos para estabelecimentos ou entidades que promovam eventos corporativos, feiras de negócios, eventos sociais, shows e entretenimentos em geral.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE