Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Arrecadação do governo de Santa Catarina cresce 8,4% em agosto

A variação foi semelhante à do mês anterior, quando teve alta de 8%. Governo de SC concordou em flexibilizar mais atividades econômicas, e ao setor privado, que voltou a produzir.

NSCTotal
por  NSCTotal
01/09/2020 21:28 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Apesar da fase crítica da pandemia durante o mês de

agosto em Santa Catarina, que levou 1.158 vidas, a economia local manteve ritmo de crescimento. A arrecadação total do Estado no período chegou a R$ 2,4 bilhões e cresceu 8,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado. A variação foi semelhante à do mês anterior, quando teve alta de 8%. O ICMS, que é o principal tributo do Estado, registrou crescimento de 8,2% frente ao mesmo mês de 2019, segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda. A publicação é do jornal Diário Catarinense (NSC). 

Para o secretário da Fazenda, Paulo Eli, esse crescimento de 8.4% em agosto, parecido com o do mês anterior, confirma a previsão que ele fez de que a economia catarinense teria uma recuperação em forma de U. Ele explica que em março começou a retração e a queda mais acentuada foi nos dois meses subsequentes, em abril e maio. Em junho, embora o Estado tenha registrado retração de 9,6% na arrecadação, já havia iniciado a recuperação e, em julho e agosto ela mostra ritmo maior. Paulo Eli atribui esses dois resultados positivos ao esforço coletivo do poder público, que concordou em flexibilizar mais atividades econômicas, e ao setor privado, que voltou a produzir.

A Fazenda está atenta e preocupada com os setores que ainda não puderam retomar atividades em função da pandemia. Nesse grupo estão eventos, feiras, atividades culturais e de lazer e hotéis (que estão com atendimento parcial).

- Estamos analisando o cenário em todo o Estado e, assim que atingirmos um nível menor de contaminação, com risco moderado para a Covid-19, vamos discutir a retomada de mais atividades – afirmou o secretário.

O governo deve apresentar um plano de contingência aos municípios este mês, com previsão de retomada das aulas em outubro, informou Paulo Eli, por meio da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE