Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Argentina e Chile confirmam casos de coronavírus

Todos contraíram a doença fora da região, em viagens internacionais.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
03/03/2020 23:17 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O número de casos confirmados do novo coronavírus na América Latina subiu para 11, depois que Argentina e Chile confirmaram os primeiros registros de Covid-19 em seu território. Outros sete infectados pelo vírus SARS-CoV-2, agente causador da doença, estão no Equador. Há ainda os dois pacientes de São Paulo. Todos contraíram a patologia fora da região, em viagens internacionais..

O Chile confirmou os primeiros infectados pela epidemia na tarde de terça-feira. Segundo o Ministério da Saúde, trata-se de um homem de 33 anos de San Javier, com um histórico de viagens por um mês no sudeste da Ásia. “Confirmamos que temos o primeiro caso para o coronavírus em nosso país”, disse o ministro o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, em coletiva de imprensa, citado pelo jornal La Tercera. Ele ainda disse que o paciente se encontra hospitalizado e em boas condições no hospital de Talca, cidade localizada 350 km ao sul de Santiago, mas deve ser liberado nas próximas horas, pois está assintomático.

No Chile, homem esteve em viagem pela Ásia | Foto: Sebastian Piñera / Twitter / Reprodução / CP

O caso foi notificado pelo Instituto de Saúde Pública (ISP) e pelo Laboratório do Hospital Guillermo Grant Benavente, após análise da amostra. Alfredo Donoso, diretor do Hospital de Talca, explicou que o paciente “viajou por um longo período, quase um mês, em Cingapura, Malásia, Indonésia, Maldivas, Espanha e com retorno ao Chile. Voltou em 25 de fevereiro e em 1º de março começou com sintomas respiratórios”, explicou. O teste foi positivo e, de acordo com os protocolos, ele deu entrada no departamento de emergência e foi para uma sala de isolamento.

As autoridades explicaram que o homem viajou com outra pessoa. “Está em acompanhamento, em casa. Pedimos calma à população. Esperamos entrar em contato o mais breve possível com pessoas que possam ter tido contato com essa pessoa”, disse Mañalich.

“Com isso, começamos, como sabíamos, a fase 2 da gestão dessa pandemia global. A fase 1 foi preparar-se para receber os casos e contê-los. A fase 2 é identificar as pessoas que podem trazer esta doença para o nosso país e tratá-las com isolamento e controle, para que não infectem outras pessoas ”, afirmou.

Argentina


As autoridades sanitárias argentinas informaram que o caso porteño é de um paciente de 43 anos que recentemente esteve em viagem pela Itália e pela Espanha. Ele regressou a Buenos Aires no domingo, na primeira classe, em um voo da Alitalia. “Temos o primeiro caso de coronavírus confirmado no país. É um paciente importado, que veio da Itália. Estamos trabalhando, como desde o primeiro dia, cumulando com todos os protocolos”, pontou o ministro da Saúed, Ginés González García, em uma conferência de imprensa.

O paciente passou por uma checagem de temperatura no Aeropuerto de Ezeiza, mas não registrou nenhum problema. “O protocolo foi implementado sem contato com outros pacientes na sala de espera. As amostras foram coletadas e isoladas. Esta tarde tivemos informações positivas. Ainda estamos na fase de contenção”, afirmou o ministro da Saúde da cidade, Hernán Quiros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE