Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Aratiba realiza controle de mosquitos em rios do município

A aplicação de BTI está sendo realizada por equipes das secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Bombeiros Voluntários.

Secom  PM Aratiba
por  Secom  PM Aratiba
11/11/2022 09:37 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A prefeitura de Aratiba está realizando em rios, sangas e córregos, tanto na zona urbana, quanto rural, a aplicação de BTI, como forma de controle de mosquitos.

A aplicação está sendo realizada por equipes das secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Bombeiros Voluntários.

O Bacillus thuringiensis var. israelensis (BTI) é uma bactéria natural do solo, usada como inseticida microbiano para controlar a propagação de mosquitos. A secretária do Meio Ambiente do município, Rocheli Ongaratto salienta que o produto não é prejudicial ao ser humano, nem aos animais que por ventura venham ingerir a água onde houve sua aplicação.

A atividade é coordenada em parceria pelas duas secretarias e também tem o objetivo de controlar o surgimento do mosquito Aedes Aegypti, principal vetor da dengue.

Neste primeiro momento, a aplicação se dá apenas em rios, córregos ou sangas. Uma primeira aplicação havia sido feita em janeiro, pela prefeitura.

“A cada determinado período é preciso reaplicar o produto. Nesta fase, serão três etapas, uma aplicação a cada 15 dias”, enfatiza a Secretária.

A aplicação de BTI havia sido feita no município pela última vez em 2004. “Nosso objetivo é para que haja o controle destes mosquitos, alguns vetores de doenças. Mas também pedimos a população que siga mantendo cuidados, especialmente nesta época do ano em que há chuva e calor, para que eliminem qualquer local que possa acumular água, o que ajuda neste controle”, enfatiza o secretário da Saúde, Rogério dos Santos.

O próximo passo será o controle dos mosquitos em bocas de lobos no perímetro urbano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE