Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Aratiba decreta situação de emergência por conta da estiagem

Estiagem trouxe prejuízos econômicos aos agricultores e ao município.

Marli Bertotti
por  Marli Bertotti
03/04/2020 14:44 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O prefeito de Aratiba, Guilherme Granzotto decretou na quarta-feira, (1) situação de emergência no município em virtude da seca. Segundo levantamento da Emater, os prejuízos com a produção de grãos, leite e carnes são estimados em R$ 15, 1 milhões.

A falta de chuva resultou em quebras de 60% na cultura de milho safrinha e 70% do milho silagem, 50% na cultura do soja, 100% no feijão safrinha, 30% na produção de leite 50% na criação de gado de corte.

Segundo a secretaria da Agricultura do município, a estiagem prolongada também ocasionou a diminuição considerável da capacidade de abastecimento das redes hídricas, especialmente na área rural, com escassez de água nos açudes e sangas, prejudicando o abastecimento para consumo humano e animal. 

As pastagens ficaram bastante prejudicadas, diminuindo a oferta de alimento para os animais. As lavouras de soja, por sua vez, registram baixo estande de plantas, o que levou ao prejuízo significativo.

O decreto tem vigência de 180 dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE