ARATIBA

Aratiba: Conferência de Assistência Social reúne comunidade e debate avanços dos 20 anos do SUAS

A Conferência é o espaço de diálogo e construção coletiva das políticas públicas de proteção social do município.

Por Redação AU/Ascom Publicado em 02/07/2025 13:40 - Atualizado em 02/07/2025 15:02

O Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realizou nesta terça-feira, 1º de julho, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. Presidido por Valdomiro Stroher, o evento teve como tema central “20 anos do SUAS: a construção, proteção social e resistência”, e reuniu autoridades, representantes de entidades locais e a comunidade.

Durante a conferência, os participantes debateram propostas nos âmbitos municipal, estadual e nacional, organizadas em cinco eixos temáticos. A palestra magna foi conduzida por Luiz Roberto Möller, licenciado em Ciências Sociais, que destacou os avanços e os desafios enfrentados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ao longo de duas décadas.

As discussões ocorreram de forma participativa, com intensa colaboração dos presentes. Os grupos de trabalho foram responsáveis por construir as propostas que serão encaminhadas ao Conselho Estadual de Assistência Social do RS. Delegados eleitos durante o encontro terão a missão de defender essas proposições nas próximas etapas, contribuindo para o desenvolvimento do 3º Plano Decenal de Assistência Social a nível nacional.

O evento contou com a presença do prefeito Gelson Tarcísio Carbonera, da primeira-dama Helena Maria Jung, da secretária de Assistência Social, Antonieta Cristina Machado, além de vereadores, membros da Comissão Organizadora, representantes da APAE, Conselho Tutelar e da comunidade. A Rainha da Terceira Idade, Zélia Ody, e as princesas Zenaide Zabot e Lúcia Arnhold também prestigiaram a conferência.

O Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria de Assistência Social agradeceram o envolvimento de todos os participantes e colaboradores, destacando a importância da conferência como espaço de diálogo e construção coletiva das políticas públicas de proteção social.