Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Ar frio trouxe nevasca na Argentina nesta quinta-feira

Em pleno verão climático e a 22 dias do Natal, Ushuaia teve um dia branco.

Metsul
por  Metsul
04/12/2020 10:57 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma grande nevada atingiu a cidade argentina de Ushuaia, na província de Terra do Fogo, na madrugada desta quinta-feira (3). A localidade do Extremo Sul do continente amanheceu com temperatura de 0,2ºC abaixo de zero às sete da manhã e com a paisagem branca pela neve muito tardia. Houve acumulação na área central de Ushuaia, mas a neve caiu com maior intensidade em áreas próximas como as montanhas. A nevada ocorreu no terceiro dia do chamado verão climático (trimestre de dezembro a fevereiro) e a menos de 20 dias do começo do verão astronômico.

Uma incursão de ar gelado na parte meridional da América do Sul foi a responsável pela nevada de dezembro no Sul do continente. O ciclone que agora está na costa gaúcha vai avançar para o Sul pelo Atlântico e, no seu deslocamento, vai impulsionar a bolha de ar mais frio pelo Leste da Argentina até chegar ao Rio Grande do Sul.

Twitter Metsul

A massa de ar mais frio ingressa no território gaúcho entre esta sexta-feira à noite e o sábado, prevendo-se que seja responsável por temperatura abaixo da média nos próximos dias no Rio Grande do Sul. A meteorologista Estael Sias enfatiza que ninguém deve esperar frio de inverno e que o efeito destas incursões de ar frio tardias nesta época do ano é muito mais deixar os dias mais agradáveis e sem calorão do que propriamente provocar frio em nossas latitudes.

Como é normal nesta época do ano, a influência destas incursões frias tardias é maior no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul. As mínimas serão menores no Sul gaúcho durante o fim de semana com marcas de 10ºC em alguns pontos.

Nas áreas de maior altitude dos Campos de Cima da Serra, o resfriamento noturno maior será desfavorecido pelas nuvens e até chance de momentos de instabilidade neste fim de semana. Porto Alegre deverá ter mínimas ao redor de 17ºC, o que não é nada baixo, mas as máximas devem ser bastante agradáveis, abaixo dos 25ºC.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE