Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Aprovado projeto que torna Cachorro Ovelheiro Gaúcho animal símbolo do Estado

O Cavalo Crioulo, o chimarrão e o Quero-Quero, já símbolos do Rio Grande do Sul.

Agência de Notícias
por  Agência de Notícias
21/07/2020 10:17 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, por unanimidade, o parecer favorável ao PL 536/2019, que declara o cachorro Ovelheiro Gaúcho como animal símbolo do Estado, reconhecendo-o como patrimônio cultural e genético do Rio Grande do Sul. A aprovação foi em reunião desta semana da CCJ.

O projeto tem por objetivo preservar as características comportamentais e morfológicas do Ovelheiro Gaúcho, mantendo a sua aptidão para o trabalho de pastoreio, guarda e companhia, para o qual foi severa e naturalmente selecionado no ambiente rural durante anos. São animais adaptados ao relevo gaúcho, que trabalham em campos, banhados e matos, situações nas quais outras raças, não oriundas desta região, apresentam dificuldades.

O Ovelheiro Gaúcho já foi incluído como animal símbolo e declarado como bem integrante do patrimônio cultural de vários municípios gaúchos. É nítida a associação da raça com as lidas campeiras, havendo um consenso de que integra a imagem clássica do homem de campo, sendo portador de referência à identidade, à ação e à memória do Estado tanto quanto o Cavalo Crioulo, o chimarrão e o Quero-Quero, já símbolos do Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE