Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Aprovado financiamento de 500 milhões de dólares para pagamento de precatórios no RS

Atualmente, os recursos destinados pelo Estado para o pagamento de precatórios são insuficientes.

precatórios
financiamento
APROVADO
por  precatórios , financiamento  e APROVADO
27/10/2022 14:50 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O pedido de financiamento de 500 milhões de dólares do Rio Grande do Sul no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), com vistas à quitação de precatórios judiciais, foi aprovado nesta semana pela Comissão de Financiamentos Externos.

A comissão, liderada pela Secretaria de Assuntos Econômicos Internacional do Ministério da Economia, é composta por diferentes órgãos da esfera federal. “Essa é uma etapa importante para concretizar a contratação pelo RS do Pró-Sustentabilidade, programa destinado a auxiliar o Estado em seu processo de ajuste fiscal, o que só foi possível pela adesão ao Regime de Recuperação Fiscal”, informou o governo do Estado.

“O projeto está sendo conduzido há mais de um ano e representa um importante avanço do Regime de Recuperação Fiscal, que prevê a possibilidade de operação de crédito com garantia da União. O governo gaúcho se antecipou a essa possibilidade e definiu o enfrentamento ao passivo de precatórios como prioridade no âmbito do RRF, tendo em vista que, conforme dispõe emenda constitucional, os precatórios devem ser quitados até 2029”, afirmou o Palácio Piratini.

Atualmente, os recursos destinados pelo Estado para o pagamento de precatórios, de 1,5% da Receita Corrente Líquida, são insuficientes para que o estoque de cerca de R$ 16 bilhões seja quitado até 2029.

De acordo com o subsecretário do Tesouro do Estado, Eduardo Lacher, faltam algumas etapas para que os recursos possam chegar ao Estado. O Pró-Sustentabilidade ainda precisa ser aprovado pela Secretaria do Tesouro Nacional, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e Senado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE