Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Aprenda como higienizar corretamente as máscaras de tecido

Reunimos as orientações do Ministério da Saúde para ajudar você a usar o equipamento da forma correta.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
10/04/2020 14:13 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As máscaras de tecido começam a ganhar as ruas para enfrentamento da pandemia de COVID-19. Muitas pessoas estão produzindo os modelos caseiros, pois são opção para ajudar a reduzir o contágio. As autoridades avisam que elas não são 100% eficazes, mas são excelentes aliadas. E mais: é preciso redobrar a atenção na hora de utilizá-las e higienizá-las.

Bella Mais/CP

Para aumentar a eficácia, o Ministério da Saúde dá algumas orientações. As máscaras devem ser produzidas em tecidos como os de saco de aspirador; cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%); algodão (como camisetas 100% algodão) e fronhas de tecido antimicrobiano. Elas devem cobrir totalmente a boca e o nariz e estar bem ajustadas ao rosto, sem espaços nas laterais.

Mas não basta ter a máscara, os cuidados com o uso e higienização são fundamentais. Em primeiro lugar, elas são de uso pessoal, não devem ser compartilhadas mesmo para pessoas da mesma família. Devem ser trocadas a cada duas horas ou quando sujas e, depois de ajustadas, não devem mais ser tocadas para evitar infecções. Antes de tirá-las, lave as mãos com água e sabão.

Nesse processo, a higienização é fundamental e, para isso, é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde:

Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A diluição é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (10 ml de água sanitária para 500ml de água potável); Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão; Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão; A máscara deve estar seca para sua reutilização; Após secagem da máscara passe com ferro quente e acondicione em saco plástico; Troque a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade; Descarte a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.

O Ministério alerta que pessoas com sintomas de síndrome gripal ou com diagnóstico de COVID-19 que estejam em isolamento em casa devem usar as máscaras cirúrgicas, que tem maior poder de filtragem - a medida vale também para quem estiver cuidando o doente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE