Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Gente

Aposentada de 72 anos é aprovada em vestibular da UFSM

Edicleia de Arruda Zanini viralizou nas redes sociais após sua neta publicar comemoração de sua aprovação para cursar Letras na Universidade Federal

UOL/CATRACA LIVRE
por  UOL/CATRACA LIVRE
04/12/2020 17:14 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A aposentada Edicleia de Arruda Zanini conseguiu aos 72 anos realizar um sonho que ainda persistia desde a adolescência: ingressar em um curso superior. A realização aconteceu em 25 de novembro ao ver o nome no listão do vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A aprovação veio seis anos depois de concluir o ensino médio, aos 66 anos, e passar com sucesso por três anos um tratamento recente de câncer.

“É uma realização pessoal. O que eu espero é mais conhecimento. [A graduação] não é para trabalho, já que vou estar com 75 anos quando me formar”.

A felicidade da aposentada ganhou as redes sociais. A neta dela, a fotógrafa Alice Siqueira, de 21 anos, compartilhou os momentos após a avó receber a notícia. 

Edicleia se casou e teve que trabalhar para ajudar no sustento da família. Ela também teve uma empresa de alimentação e trabalhou na Câmara de Vereadores e na Prefeitura de Santa Maria.

“Na família da minha avó as mulheres tiveram bem pouca oportunidade de estudar porque era meio que entendido que deveria se casar assim que possível e sair de casa, ou trabalhar”, diz a neta Alice.

Imagem: Arquivo Pessoal

Superação do câncer

Edicleia passou por poucas e boas nos último tempos. No ano de 2018, ela foi diagnosticada com um câncer no sistema linfático. Em decorrência da pandemia, foi necessário realizar isolamento, justamente por conta quarentena. “Minha avó andava muito triste, muito abatida”, afirma Alice.

Ela havia concluído o EJA em 2013, e chegou a tentar o vestibular alguns anos depois, mas não passou. Se inscreveu de novo e para a preparação, contou com a ajuda da neta, que lhe ajudava com dicas de redação.

Para contar a grande novidade a Edicleia, a família decidiu fazer um surpresa. “Ela nem acreditou que tinha passado, achou que tinha sido um engano começou a chorar”, relata a neta.

A foto da publicação que viralizou nas redes sociais foi tirada no dia da comemoração. “Quis compartilhar porque realmente tinha sido uma notícia muito boa”, conta Alice. “Ela fala que se arrepende de ter casado nova, de não ter completado os estudos. Se pudesse voltar no tempo, ela teria estudado”, releva.

Dona Edicleia  envia esperança para outras pessoas da terceira idade, que assim como ela, sempre tiveram vontade de continuar estudando, mas não puderam. “Nunca é tarde para realizar um sonho da vida da gente. Sempre é tempo”, conclui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE