Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Após testes, Hong Kong libera frigorífico da Aurora para retomar embarques

Os testes realizados comprovaram a ausência de riscos de contaminação por Covid-19 na carne de frango produzida pelo frigorífico.

MB Comunicação
por  MB Comunicação
28/08/2020 18:04 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As autoridades sanitárias de Hong Kong informaram, nesta sexta-feira (28), a liberação do SIF 601 da Aurora Alimentos, que havia sido temporariamente suspenso. Os testes realizados comprovaram a ausência de riscos de contaminação por Covid-19 na carne de frango produzida pelo frigorífico. O Centro para a Segurança dos Alimentos e o Departamento para Higiene de Alimentos e Meio Ambiente de Hong Kong emitiram a autorização para retomada nos embarques.

A decisão foi tomada após a apresentação de todos os esclarecimentos feitos pelo Ministério da Agricultura do Brasil, com o apoio da cooperativa e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A autorização das importações provenientes da planta é comemorada pelo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin. “A retomada dos embarques comprova a segurança dos produtos brasileiros. O conhecimento técnico-científico prevaleceu. Todos os questionamentos foram esclarecidos”, avalia.

Conforme a Associação, a agroindústria é destaque entre os produtores de aves e de suínos do Brasil. Além disso, a Aurora Alimentos é um dos exemplos do bem sucedido trabalho empregado pelo setor produtivo para a preservação da saúde dos colaboradores e a garantia de qualidade dos alimentos em meio à pandemia.

Protocolos rígidos validados pelo Hospital Israelita Albert Einstein e a Portaria Interministerial n°19 (composta pelos Ministérios da Saúde e da Agricultura, juntamente com a Secretaria Especial de Trabalho e Previdência) estabelecem os parâmetros que colocam os níveis de exigência empregados no Brasil entre os mais elevados no mundo.

“Ao mesmo tempo, é fundamental lembrar que a Organização Mundial da Saúde e os demais órgãos internacionais de saúde humana e animal indicam a ausência de risco de contaminação por meio dos alimentos. A ciência garante a total segurança ao consumidor final, o que é complementado pelos cuidados adotados pelas empresas em prol da saúde dos trabalhadores e para a segurança dos alimentos“, completa Santin.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE