Aplicativo GOV.BR recebe melhorias e nova versão ajuda quem tem limitação visual

A nova versão ficou mais intuitiva, inclusive com recursos de leitores de tela que ajudam na instrução do uso por pessoas com limitação visual.

Por Redação/Agência Brasil Publicado em há 3 horas

O GOV.BR foi atualizado com recursos que facilitam o uso por pessoas com deficiência (PCD) com Carteira de Identidade Nacional (CIN), incluindo leitores de tela e instruções mais intuitivas. A atualização também aumentou de cinco para oito o número de tentativas de reconhecimento facial.

Outras melhorias abrangem todos os usuários, como reorganização de informações, alteração de senha e métodos de acesso, antes disponíveis apenas via navegador, tornando o app mais prático e acessível.

O aplicativo GOV.BR tem, atualmente, mais de 170 milhões de usuários, e possibilita o acesso a mais de 4.600 serviços digitais federais e a outros mais de 8,7 mil serviços de estados e municípios.

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

De acordo com o ministério, os serviços mais utilizados são:

  • Meu INSS;
  • Meu SUS Digital;
  • Enem;
  • Fies;
  • Carteira de Trabalho Digital e
  • Carteira Digital de Trânsito.

“Boa parte desses serviços também exige uma conta Prata ou Ouro. Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 17 bancos credenciados na plataforma”, esclarece o ministério.

A conta Ouro permite acesso a qualquer serviço público digital, garantindo ainda mais segurança a seus usuários. Para tanto, é necessário que se faça o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) – ou por uma certificação digital compatível com a ICP-Brasil.