Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Apicultores de Nova Itaberaba entregam mais de 10 toneladas de mel para exportação

Além de Nova Itaberaba, Paial e Cunha Porã entregaram o produto, totalizando 17 toneladas.

ClicRDC
por  ClicRDC
29/05/2020 14:54 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A administração Municipal de Nova Itaberaba entregou para exportação no último final de semana, mais de 10 toneladas de mel. De acordo com o prefeito Marciano Mauro Pagliarini, o produto foi produzido no município e além de Nova Itaberaba, Paial e Cunha Porã, também realizaram a exportação do produto que somam cerca de 17 toneladas de mel, mas somente do município de foram 10 toneladas e meia.

MB Comunicação

Segundo Marciano, a Administração Municipal investe na qualificação do setor de apicultura desde março de 2017 com as consultorias tecnológicas do Sebraetec, programa do Sebrae/SC. Entre os resultados obtidos estão aprimoramento dos processos, ampliação da produtividade, associativismo e acesso a novos mercados.

O trabalho no município tem como objetivo melhorar o processo produtivo e tornar a atividade da apicultura como fonte de renda nas empresas rurais. Essa atividade é desenvolvida há muitos anos em Nova Itaberaba, porém não tinha direcionamento e era considerada apenas como complemento para as famílias.

“Essa necessidade foi identificada a partir da realização do programa Negócio Certo Rural. Então, para profissionalizar a atividade buscamos o apoio do Sebrae/SC, pois o intuito é valorizar os apicultores e diversificar as atividades nas propriedades rurais”, relata o prefeito de Nova Itaberaba, Marciano Mauro Pagliarini.

MB Comunicação

Marciano ressaltou ainda a importância dos resultados obtidos pelos produtores e além de poder transformar a apicultura como carro-chefe na propriedade com o aprimoramento das técnicas a atividade receberá destaque nos próximos anos.

“Com a inserção de práticas adequadas os apicultores obtiveram resultados e alguns já pretendem transformar a atividade como carro-chefe da propriedade. A contribuição para o movimento econômico do município ainda é pequena, contudo tende a crescer devido ao potencial apresentado. Além disso, com o aprimoramento das técnicas acredito que a atividade merecerá destaque nos próximos anos”, ressaltou o prefeito.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE