Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Aperfeiçoamento do Licenciamento Ambiental torna serviço mais ágil para comunidade

Plataforma Licenciamento Online permite realizar um trabalho integrado com o objetivo de prestar tais serviços de forma ágil e célere com vistas a obtenção de licenças ambientais protocoladas junto ao setor.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
05/01/2023 11:52 – atualizado há 10 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Meio Ambiente, através da Diretoria de Licenciamento Ambiental, aperfeiçoou sua estrutura funcional e implementou o Licenciamento Online. A referida plataforma permite realizar um trabalho integrado com o objetivo de prestar tais serviços de forma ágil e célere com vistas a obtenção de licenças ambientais protocoladas junto ao setor.

Durante todo o ano de 2022, foram feitas várias melhorias e aperfeiçoamentos dentro da Diretoria para a entrega de um trabalho mais qualificado e eficaz. Dentre as atividades realizadas pode-se destacar algumas reuniões e rodas de conversas com técnicos externos, Workshop, Primeiro Encontro com as Secretarias de Meio Ambiente do Alto Uruguai Gaúcho, Revisão das Leis de Licenciamento, simplificação de formulários e a mudança na cobrança dos procedimentos de licenciamento.

É importante ressaltar que para algumas atividades e empreendimentos, houve redução no número de fases de licenciamento, razão pela qual chama-se especial atenção do público consultor e do empresariado. Nesse contexto, destaca-se que empreendimentos que antes da modernização passavam por três etapas (LP, LI e LO) hoje são licenciados em LU – Licença Única e/ou LPI – Licença Prévia e Instalação.

A proposta é modernizar e simplificar o licenciamento, mantendo o compromisso com a qualidade ambiental em conjunto com a análise criteriosa dos processos. Uma oficina mecânica, não precisaria seguir o mesmo rito processual de um loteamento, por exemplo.

Atualmente, esses dois empreendimentos, mesmo tão diferentes em complexidade e impacto poluidor, seguiam o mesmo rito de análise dentro do licenciamento, passando pelas três fases: licenças prévia, instalação e operação.

Por fim importante mencionar que quando se trata desse tema, sempre se faz um olhar para dinamizar a atividade tanto do mundo rural como para todas as atividades desenvolvidas na cidade.

Números de 2022

  • Alvarás de supressão – 119
  • Autorizações ambientais – 73
  • Licenças prévias – 12
  • Licenças de instalação – 39
  • Licenças de operação – 204
  • Licenças de operação regularização – 48
  • LPI – 2
  • LU – 2
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE