Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Cidade

Apagão deixa vários estados sem luz na manhã desta terça-feira (15)

O motivo do apagão nacional está sendo investigado.

Redação
por  Redação
15/08/2023 09:01 – atualizado há 21 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um apagão deixou várias cidades sem energia a partir das 8h20 desta terça-feira (15). A falta de energia que afetou moradores e prejudicou o funcionamento de serviços públicos, foi na maioria dos casos momentânea, durou pouco tempo e aos poucos foi restabelecida.

O problema de energia a nível nacional, ocasionou a falta de energia que foi sentida no Distrito Federal e em ao menos 22 estados do país. 

O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia disseram que houve uma falha às 8h31, mas a causa do incidente ainda não foi divulgada.

A CEEE Equatorial afirma que o problema foi causado por "Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) nível 3 no Sistema Interligado Nacional, sob a responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)". O "Erac" é uma proteção da rede básica para restringir a perda de carga no sistema, mediante um a ocorrência de uma perturbação severa no Sistema Interligado Nacional.

O motivo do apagão nacional está sendo investigado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE