APAGÃO EM MASSA
Apagão afeta países da Europa
Portugal, Espanha, Itália e França passam por falta de energia repentina
Um apagão geral, ainda de origem desconhecida, afeta nesta segunda-feira ao menos quatro países da Europa: Portugal, Espanha, Itália e França. A comunicação e o trânsito destas nações se transformou em algo caótico.
O jornal El País, da Espanha, relatou que o apagão local teria começado a partir das 12h do horário local - 7h de Brasília. Comércios, estações de trem, aeroportos e prédios começaram a reportar o problema no início da tarde. Os hospitais não foram tão atingidos por contarem com geradores, mas o atendimento teve de ser limitado para somente casos graves.
Várias companhias aéreas relatam problemas nos aeroportos de Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona. Controladores de tráfego aéreo também falam em restrições ou reduções de tráfego no aeroporto de Lisboa.
Estações de metrô da capital espanhola, Madri, foram evacuadas, e o trânsito no centro da cidade é caótico por causa dos engarrafamentos causados pela falta de semáforos, segundo relatos de rádios espanholas.
Em Portugal, a polícia também confirmou que os semáforos foram afetados em todo o país, o metrô foi fechado em Lisboa e no Porto, e os trens não estavam circulando.
Os governos português e espanhol iniciaram uma investigação da falta de energia. O Instituto Nacional de Cibersegurança da Espanha também estuda possibilidade de ser um ciberataque. A análise, porém, ainda não é conclusiva.
Foto Ilustrativa: Imagem de Gerd Altmann por Pixabay