Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Anvisa vai autorizar vacinação contra a Covid para crianças de 5 a 11 anos com a Pfizer

Com a liberação, a decisão da Anvisa precisa ser publicada no Diário Oficial da União para passar a valer.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
15/12/2021 21:02 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai autorizar a aplicação da vacina da Pfizer, contra a Covid-19, em crianças de 5 a 11 anos de idade. A área técnica do órgão se reúne publicamente nesta quinta-feira, após terminar a análise do pedido da fabricante, para apresentar relatório sobre a imunização dessa faixa etária. Com a liberação, a decisão da Anvisa precisa ser publicada no Diário Oficial da União para passar a valer.

Um novo pedido do Butantan para liberação da Coronavac para faixa etária de 3 a 11 anos também tramita no órgão regulador. Os documentos foram protocolados na tarde desta quarta-feira, de acordo com o governador do Estado João Doria.

A Pfizer já detém o registro definitivo da vacina no Brasil. Com a autorização da área técnica da Anvisa, a bula do imunizante vai ser alterada para inclusão das crianças de 5 a 11 anos, sem a necessidade de aval da diretoria colegiada. O início da vacinação depende do Ministério ou das secretarias de Saúde.

Casos graves da Covid-19 entre crianças são menos frequentes, mas o imunizante ajuda a dar proteção mais ampla a essa faixa etária, além de reduzir o risco de que elas se tornem transmissoras do vírus para parentes e professores. A vacina da Pfizer entre os mais novos passou por testes de segurança e eficiência.

A Anvisa recebeu a notificação da agência americana em 12 de novembro. Na ocasião, o laboratório submeteu ao órgão dados e os estudos de segurança para embasar o pedido de vacinação de crianças. Além do corpo técnico da Agência, representantes de sociedades médicas brasileiras também participaram da análise do pedido da fabricante.

Ao pedir autorização, a Pfizer afirmou que a dosagem da vacina para a faixa etária deve ser ajustada e menor do que aquela aplicada em maiores de 12 anos de idade. A proposta é ter frascos diferentes, com dosagem específica para cada grupo (maiores ou menores de 12). Segundo a empresa, os frascos serão diferenciados pela cor.

O Ministério da Saúde começou a se preparar para a vacinação de crianças em novembro, antes da autorização da Anvisa. A pasta decidiu se antecipar e negociou com a Pfizer 40 milhões de doses para imunizar a faixa etária de 5 a 11 anos, mas a entrega dos imunizantes segue condicionada ao aval do órgão.

A vacinação de crianças enfrenta resistência do presidente Jair Bolsonaro e de apoiadores da ala ideológica. No fim de outubro, antes de a Pfizer pedir a inclusão das crianças na bula do imunizante, diretores da Anvisa foram ameaçados de morte por e-mail por um homem do Paraná.

A vacina da Pfizer está registrada no País desde 23 de fevereiro deste ano. Inicialmente, o imunizante teve autorização para pessoas de 16 anos ou mais. Em 11 de junho, a Anvisa liberou a inclusão da faixa etária de 12 a 15.

Produto liberado nos EUA

A vacina da Pfizer já está liberada nos Estados Unidos para crianças de 5 a 11 anos desde 2 de novembro. Lá, a vacina é aplicada em duas doses com três semanas de intervalo. As doses foram ajustadas para um terço por injeção em comparação com as aplicadas em adultos e adolescentes. A aprovação da Agência de Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), dizem especialistas, pesa favoravelmente para que o mesmo aconteça no Brasil.

Butantan pede à Anvisa para vacinar crianças ainda menores

Mais cedo, o governador de São Paulo, João Doria, afirmou que o Instituto Butantan protocolou, na tarde desta quarta, uma nova solicitação à Anvisa para a aplicação da Coronavac em crianças ainda menores, de 3 a 11 anos de idade.

“A Coronavac está sendo utilizada em crianças em diversos países”, ponderou o governador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE