Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Anvisa recebe pedido de uso emergencial de pílula anti-Covid

Paxlovid já foi aprovado nos Estados Unidos, China, Canadá, Japão e União Europeia

R7
por  R7
16/02/2022 14:45 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Anvisa recebeu o pedido de uso emergencial do medicamento Paxlovid, um comprimido antiviral contra a Covid-19. O medicamento promete bloquear a replicação do vírus e impedir a evolução da doença para quadros graves. O pedido foi apresentado pela farmacêutica Pfizer.

PFIZER/DIVULGAÇÃO

O Paxlovid já é usado nos Estados Unidos, China, Canadá, Japão e países da União Europeia. Agora, os dados demonstrados pelo laboratório de que o medicamento, quando administrado no início da infecção, pode reduzir em até 89% os casos de hospitalização e mortes serão revisados pela Anvisa.

De acordo com a agência, as primeiras 24 horas de análise serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários estão disponíveis. Se houver informações importantes em falta, a Anvisa pode solicitá-las ao laboratório.

No dia 19 de janeiro deste ano, a Anvisa e o laboratório já haviam realizado a reunião de pré-submissão do produto, o que acontece antes do envio formal do pedido pela empresa.

O prazo de avaliação para o uso emergencial e temporário de medicamento contra a Covid-19 é de até 30 dias. A análise não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder a questões técnicas feitas pela agência no processo.

Pílulas contra a Covid-19

Outro medicamento antiviral e de uso oral que aguarda decisão da Anvisa é o molnupiravir, fabricado pela MSD (Merck Sharp & Dohme Farmacêutica). Há um pedido de uso emergencial em análise desde o dia 26 de novembro. A agência já realizou reuniões com a empresa, solicitou mais dados e aguarda o envio dos documentos.

De acordo com os estudos divulgados pela MSD, o molnupiravir demonstrou reduzir as hospitalizações e mortes em cerca de 30% em pacientes de alto risco, e em fase inicial da infecção.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE