Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Anvisa proíbe a venda de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos

A proibição ocorreu, segundo a Anvisa, devido ao aumento do número de casos de "efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto".

O Sul
por  O Sul
10/02/2023 08:56 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Todas as pomadas para modelar e trançar cabelos tiveram a comercialização proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote desses produtos pode ser comercializado. As substâncias também não devem ser utilizadas por consumidores e profissionais de beleza.

Não há determinação de recolhimento no momento, mas os produtos não podem ser expostos ao consumo ou uso. A Anvisa orientou que até mesmo as pomadas compradas antes da proibição não sejam utilizadas por consumidores e salões de beleza.

De acordo com a Anvisa, a proibição ocorreu após uma avaliação de risco feita em conjunto com o Ministério da Saúde, tendo em vista o aumento do número de casos de “efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto”.

A Anvisa afirmou que, após o uso das pomadas, têm sido relatados casos de perda temporária da visão, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

“Segundo as informações disponíveis, os eventos ocorreram, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar, piscina ou mesmo de chuva após terem feito uso dos produtos”, afirmou a agência reguladora.

Foi marcada para o início da próxima semana uma reunião técnica com o setor produtivo para discutir a regularização dos produtos.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE