Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Antártida argentina registra temperatura recorde

Calotas polares já perderam 430 bilhões de toneladas de gelo por ano desde 2006.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
07/02/2020 16:22 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Antártida argentina registrou temperatura recorde na quinta-feira, com o dia mais quente desde 1961, segundo o Serviço Meteorológico Nacional. As altas temperaturas colocam em risco a calota polar. Ao meio-dia da quinta-feira (6), a temperatura chegou a 18,3°C na base científica Esperança.

Ao meio-dia da quinta-feira, a temperatura chegou a 18,3°C na base científica Esperança | Foto: Vanderlei Almeida / AFP / CP

Depois de 1961, a maior temperatura registrada tinha sido de 17,5°C, registrada em 24 de março de 2015. Na base de Marambaio, outra estação científica, a temperatura chegou a 14,1°C na quinta-feira, a mais alta para um mês de fevereiro desde 1971. O recorde anterior tinha ocorrido em 24 de fevereiro de 2013, com 13,8°C.

São recordes de temperatura "realmente impactantes, algo que não surpreende porque, assim como todo o planeta, a Antártida também está mais quente", informou nesta sexta em comunicado Frida Bengtsson, especialista em ambiente marinho. Após uma década de aumentos crescentes nas temperaturas, que fechou o último ano como o segundo ano mais quente já registrado no planeta, a década de 2020 se mantém com a mesma tendência. O último mês de janeiro foi considerado o mais quente já registrado.

Como consequência direta da alta nas temperaturas por causa das atividades humanas, as calotas polares, na Antártida e na Groenlândia, já perderam 430 bilhões de toneladas de gelo por ano desde 2006, tendo como consequência o aumento no nível dos oceanos. O futuro das zonas costeiras e seus milhões de habitantes depende das camadas de gelo que formam a Antártida ocidental.

Segundo especialistas em clima das Nações Unidas, o nível dos mares aumentou 15 centímetros durante o século XX. Eles alertam que o ritmo de subida do nível dos mares continuará aumentando. Na Antártida, os cientistas têm observado a geleira Thwaites, uma das maiores situadas na parte ocidental do continente e de mais difícil acesso no planeta.

Com uma superfície cujo tamanho pode ser comparado ao do Reino Unido, seu eventual derretimento elevaria o nível dos mares em 65 centímetros, segundo a Colaboração Internacional da Geleira Thwaites, missão de maior parceria entre o Estados Unidos e o Reino Unido na Antártida, com objetivo de investigar a situação dessa geleira. "Ao longo dos últimos 30 anos, a quantidade de gelo que se desprende da geleira Thwaites e dos países vizinhos praticamente duplicou", alertaram os cientistas.

A presença argentina na Antártida tem mais de 100 anos. O chamado Setor Antártico Argentino, onde existem várias bases científicas, está localizado entre os meridianos 74° oeste e 25° oeste e o paralelo 60° sul e o Polo Sul. A Argentina é signatária do Tratado da Antártida, em vigor desde 1961, o qual proíbe qualquer militarização no continente, reservado unicamente para o desenvolvimento de atividades pacíficas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE