Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Johan ORDONEZ / AFP / CP
Clima

Antártica registra temperatura recorde, pela primeira vez acima dos 20º C

Medições na Ilha Marambio alcançaram 20,75º C em 9 de fevereiro.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
13/02/2020 22:00 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Cientistas registraram um novo recorde de temperatura na Antártica, rompendo pela primeira vez a barreira dos 20ºC no local, informou nesta quinta-feira o cientista brasileiro Carlos Schaefer, que realizou as medições na Ilha Marambio (Seymour Island).

O pesquisador declarou à AFP que "nunca foi visto na Antártida um registro desse", feito em uma estação de monitoramento na ilha, situada na Península Antártica. A temperatura registrada em 9 de fevereiro foi de 20,75º C, acrescentou Schaefer, que esclareceu que o dado de pesquisa "não parece antecipar mudanças climáticas".

"É apenas um sinal de que alguma coisa diferente está acontecendo nessa área", disse em conversa por WhatsApp. O cientista disse à publicação britânica The Guardian que os dados de monitoramento de temperatura ajudam a indicar a situação em outras partes do continente, essa seria uma maneira de antecipar o que pode acontecer no futuro.

"Estamos vendo a tendência de aquecimento em muitos dos locais que estamos monitorando, mas nunca vimos nada parecido com isso", disse Schaefer ao jornal britânico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE