Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Animais curiosos: Rato-toupeira-pelado, o animal que não sente dor

Essas criaturas de aparência estranha vêm fascinando os cientistas há muito tempo. Agora, as pesquisas estão revelando que eles podem deter a chave para entender uma série de condições humanas, como o câncer e o envelhecimento.

BBC Brasil
por  BBC Brasil
31/03/2023 09:43 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Você já ouviu falar do rato-toupeira-pelado? Esses animais, nativos da África, são conhecidos por uma característica muito curiosa: eles não sentem dor!

Essa incrível capacidade foi descoberta por acaso, quando cientistas estavam estudando os rato-toupeira-pelados em busca de pistas sobre sua longevidade. Esses animais são capazes de viver até 30 anos, uma marca impressionante para um roedor.

Durante os estudos, os cientistas perceberam que os rato-toupeira-pelados não demonstravam nenhum sinal de dor, mesmo quando expostos a estímulos que normalmente seriam dolorosos para outros animais. Eles não reagiam a ácidos, sal e outros produtos químicos que normalmente causam dor.

Mas como isso é possível? Os rato-toupeira-pelados possuem uma mutação genética que afeta a forma como seus nervos transmitem informações de dor para o cérebro. Em outras palavras, o sinal de dor simplesmente não é processado pelo cérebro desses animais.

Essa descoberta tem sido muito importante para a pesquisa médica, pois pode ajudar no desenvolvimento de medicamentos para aliviar a dor em humanos. Além disso, os rato-toupeira-pelados são animais muito resistentes e têm uma capacidade surpreendente de se recuperar de lesões graves.

Imunes às dores e ao envelhecimento, essas criaturas de aparência estranha vêm fascinando os cientistas há muito tempo. Agora, as pesquisas estão revelando que eles podem deter a chave para entender uma série de condições humanas, como o câncer e o envelhecimento.

O motivo por que o rato-toupeira-pelado escapa do câncer ainda é um mistério. Inúmeras hipóteses foram apresentadas ao longo dos anos e os cientistas lutam para fornecer uma explicação consistente.

Uma teoria diz que os ratos-toupeiras-pelados têm uma forma particularmente eficaz de mecanismo anticâncer chamada senescência celular - uma adaptação evolutiva que evita que as células lesionadas se dividam fora de controle e desenvolvam câncer. Outra teoria sugere que esses roedores secretam um "superaçúcar" complexo que impede que as células se aglomerem e formem tumores.

As pesquisas mais recentes concentram-se em condições próprias dos seus corpos que impedem a multiplicação das células cancerosas. Especialistas da Universidade de Cambridge indicam que interações com o microambiente interno do rato-toupeira-pelado - o complexo sistema de células e moléculas em volta de uma célula, incluindo o sistema imunológico - evitam a doença e não um mecanismo inerente resistente ao câncer.

Em um experimento na Universidade de Cambridge, pesquisadores analisaram 79 linhagens celulares diferentes, cultivadas em tecidos do intestino, rim, pâncreas, pulmão e pele de 11 ratos-toupeiras-pelados individuais. Os pesquisadores infectaram as células com vírus modificados para introduzir genes causadores do câncer.

Para sua surpresa, as células dos ratos-toupeiras-pelados infectados começaram a multiplicar-se rapidamente. Isso confirmou que é o ambiente do corpo do roedor que evita o desenvolvimento do câncer e não uma característica em nível celular.

A questão pode ainda estar sem resposta, mas o que sabemos é que "o câncer é fundamentalmente o resultado de uma mutação, que causa a proliferação das células de forma descontrolada", afirma Smith. "Em comparação com outras espécies, o rato-toupeira-pelado tem velocidade de mutação muito baixa."

Thomas Park/ UIC

Animais com períodos de vida mais curtos tipicamente têm velocidades de mutação mais altas. Mas, inesperadamente, as velocidades de mutação dos ratos-toupeiras-pelados são similares às dos mamíferos de vida mais longa, como as girafas. E velocidade de mutação mais baixa significa que o animal é menos propenso a desenvolver mutações e câncer em um dado período de tempo.

Então, se você achava que já tinha visto de tudo no mundo animal, agora sabe que ainda tem muito para descobrir! Compartilhe essa curiosidade com seus amigos e familiares e fique atento às próximas descobertas científicas sobre o rato-toupeira-pelado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE