Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Gerente comercial da Creral, Waldir Pavlak, presidente da Creral, João Alderi do Prado e o advogado Luiz Fernando Faller
Cidade

ANEEL aprova resultado do primeiro leilão de compra conjunta de energia elétrica pelas cooperativas

Organizado pelas cooperativas Creral, Cooperluz, Certhil e Cermissões, o leilão deve resultar em benefícios às cooperativas e seus associados.

Comunicação Creral
por  Comunicação Creral
18/11/2020 15:50 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou na terça-feira, 17, o resultado obtido no leilão de compra conjunta de energia elétrica organizado pelas cooperativas Creral, Cooperluz, Certhil e Cermissões, cujo objetivo foi adquirir energia de menor preço, para que isso pudesse se refletir ao associado. O certame, nesse formato, foi o primeiro realizado no país por cooperativas, e se mostrou muito eficiente.

“Costumo dizer que as cooperativas que cooperam entre si, ganham força e alcançam resultados melhores”, cita o presidente da Creral João Alderi do Prado, “o resultado do leilão foi melhor do que o esperado, juntas, as quatro cooperativas, beneficiarão mais de 61 mil associados em 92 municípios”, ressalta Alderi.

Primeiro leilão conjunto

Desde 2010 a Creral atua como permissionária de serviço público, e está sempre atenta às opções para fornecer uma energia de qualidade e com preço justo aos associados. A primeira possibilidade é de ter a demanda suprida pela concessionária, a segunda, também já utilizada pela cooperativa, é gerar a própria energia através das usinas, e como terceira alternativa a compra em leilões.

A preparação do leilão foi realizada pela Alphainfra empresa com sede em Porto Alegre especializada no setor energético, acompanhada pelos profissionais das cooperativas participantes. Pela Creral estiveram presentes em todo o processo o advogado Luiz Fernando Faller e o gerente comercial, Waldir Pavlak. “Até o ano que vem as cooperativas permissionárias teriam aumento significativo na compra de energia, e o leilão foi a maneira que encontramos para comprar energia a um preço acessível e que vai impactar na redução da tarifa de todas as cooperativas envolvidas”, explica Pavlak.

Outras cooperativas já haviam feito leilões, mas de forma individualizada, sendo este o primeiro leilão de compra conjunta de energia. “O desafio era reunir as demandas de várias cooperativas e criar um bloco de compra, e conseguimos montar um grande volume de energia, isso atraiu empresas para vender, e possibilitou alcançar um valor bem abaixo dos leilões individuais realizados anteriormente, sem dúvida o resultado foi excelente” destaca Faller.

A compra no mercado livre garantiu às cooperativas participantes adquirir energia até o ano de 2040, pagando R$ 133,88 o megawatt, “um valor excelente, sendo praticamente a metade do que pagamos hoje e passaríamos a pagar após o reajuste no próximo ano, onde o valor chegaria próximo dos R$ 300,00”, explica Alderi.

“Sucesso do leilão é sucesso do associado”

A motivação para participar do leilão foi devido a maioria dos associados serem agricultores, e daqui a três anos o desconto da tarifa rural também chega ao fim, fato que já está elevando o valor aos produtores. E essa situação é uma preocupação da Creral, considerando que a cooperativa é originariamente rural e tem 78% de associados nesta classe de consumo.

Com o valor alcançado no leilão o custo de compra da energia vai reduzir, mas os esforços da Creral não param por aí, a cooperativa segue em busca de ações para conseguir reduzir o custo da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) , ou seja o valor que é pago para utilizar a rede elétrica, por isso estão sendo projetadas a construção de subestações de alta tensão, tornando possível reduzir o valor, o que trará ainda mais reduções nas contas.

“Todo o sucesso do leilão, e das ações desenvolvidas pela Creral, mostram o sucesso do associado, a cooperativa nasceu para levar melhoria ao campo, e há 51 anos essa continua sendo nossa maior motivação, nossa energia é para melhorar a vida de todos”, conclui o presidente da Creral, João Alderi do Prado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE