Aneel anuncia bandeira verde e isenta conta de luz de taxa extra em janeiro de 2026

Cenário de segurança energética e níveis dos reservatórios garantem início do ano sem cobrança adicional para consumidores.

Por Redação Publicado em 23/12/2025 22:58 - Atualizado em 23/12/2025 23:26

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta terça-feira (23) que 2026 terá início sem cobrança adicional na conta de luz. No mês de janeiro, será adotada a bandeira tarifária verde. Segundo a agência, embora o período chuvoso tenha começado com volumes abaixo da média histórica, os meses de novembro e dezembro registraram, de forma geral, a manutenção das chuvas e dos níveis dos reservatórios das usinas em todo o país.

Ainda em dezembro, houve a mudança da bandeira vermelha patamar 1 para a amarela, o que resultou em uma redução de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, com o valor adicional passando para R$ 1,885. Para o Ministério de Minas e Energia, a adoção da bandeira verde indica um cenário de segurança energética, sem a necessidade de uso intensivo de usinas termelétricas, que têm custo de geração mais alto e maior impacto ambiental por utilizarem combustíveis fósseis.

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. As cores sinalizam o custo para o Sistema Interligado Nacional (SIN) produzir a energia consumida por residências, comércios e indústrias. Na bandeira verde, não há acréscimo na conta de luz; já nas bandeiras amarela ou vermelha, há cobrança adicional a cada 100 kWh consumidos.