Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Ambulatório de Saúde Mental promove passeio para o Grupo de Estimulação Cognitiva

Os participantes tiveram a oportunidade de explorar o roteiro "Espaços da Cultura Italiana" oferecido pela Linha Turismo Erechim.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
07/07/2023 09:33 – atualizado há 36 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Saúde, através do Ambulatório de Saúde Mental, sob a coordenação da psicóloga Janete M. W. Lazzari, promoveu um passeio turístico na quarta-feira (5) para o Grupo de Estimulação Cognitiva. Os participantes, são idosos provenientes do Ambulatório de Saúde Mental e da Unidade Básica de Saúde Centro e tiveram a oportunidade de explorar o roteiro "Espaços da Cultura Italiana" oferecido pela Linha Turismo Erechim.

O passeio começou com um tour guiado pelas avenidas da cidade, proporcionando aos participantes uma visão panorâmica de Erechim. Em seguida, o grupo visitou locais de destaque, como a Villa Trentin e a Nossa Senhora de Santa Cruz, onde puderam conhecer um pouco mais sobre a arquitetura e a formação étnica do município.

O ponto alto do passeio foi a parada no Sítio Paraíso Encantado, na comunidade Jaguaretê, onde os participantes desfrutaram de um delicioso café colonial. Além de saborear quitutes tradicionais, os idosos tiveram a oportunidade de trocar experiências e fortalecer os laços de amizade.

Essa atividade faz parte das estratégias de cuidado à população idosa da região central da cidade, propostas pela psicóloga Valéria Barancelli e pela psicopedagoga Iandra Miozzo, e conta com o apoio das Estratégias de Saúde da Família da UBS Centro. O objetivo é promover o lazer, a confraternização e, ao mesmo tempo, proporcionar um momento de aprendizagem sobre a cultura italiana, da qual muitos dos participantes descendem.

O Grupo de Estimulação Cognitiva é composto por aproximadamente 30 pessoas, que se encontram semanalmente no Ambulatório de Saúde Mental. As atividades desenvolvidas pelo grupo incluem musicoterapia, yoga, resgate de conhecimentos populares por meio das plantas medicinais, mindfulness e exercícios cognitivos. A equipe responsável pelo grupo é formada por uma psicóloga, psicopedagoga, agente de saúde, musicoterapeuta, economista doméstica, médico clínico e instrutor de yoga, garantindo uma abordagem multidisciplinar e holística para o cuidado dos participantes.

O grupo destaca a importância de manter o cérebro ativo durante o processo de envelhecimento, afirmando que isso é um ingrediente-chave para a saúde. O passeio turístico proporcionou não apenas momentos de diversão, mas também estimulou a curiosidade, a socialização e o aprendizado, fortalecendo o bem-estar emocional e mental dos participantes.

Com essa iniciativa, o Ambulatório de Saúde Mental reforça seu compromisso em oferecer estratégias inovadoras para o cuidado da população idosa, valorizando não apenas a saúde física, mas também o bem-estar psicológico e emocional dos indivíduos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE