Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Rudi Perizollo/Rádio Rural
Cidade

Amauc busca decreto de emergência de todos os municípios da região

O transporte de água é a atividade emergencial mais frequente feita pelas prefeituras. Também tem a ajuda com a demanda da cilagem.

Marcos Feijó/Rádio Rural
por  Marcos Feijó/Rádio Rural
30/12/2021 09:04 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense concedeu entrevista em um programa da rádio Rural de Concórdia, na manhã desta quinta-feira(30) com o tema estiagem. Marcelo Baldissera, que é prefeito de Ipira, lembrou que os municípios pequenos são os mais afetados, pois dependem do campo. O transporte de água é a atividade emergencial mais frequente feita pelas prefeituras. Também tem a ajuda com a demanda da cilagem.

Sobre decretos de Situação de Emergência, a Amauc busca que todos os associados façam o encaminhamento. "A partir disso facilita a captação de recursos", diz o presidente. Seara e Lindóia do Sul já decretaram. Arvoredo(não é mais da Amauc) é outro município próximo que assinou.

Quanto a região de Ipira e Piratuba o Rio do Peixe está secando rapidamente(foto). "É ele que abastece as cidades e também onde é feita a busca emergencial da água", cita Baldissera que reforça: "a paisagem está feia".

Quanto ao turismo, por ora, a estiagem não afeta diretamente o segmento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE