Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

AMAU realiza reunião em Três Arroios

Temas regionais de como acessar recursos da Defesa Civil e na área de saúde foram debatidos

Rodrigo Finardi
por  Rodrigo Finardi
01/12/2023 22:31 – atualizado há 24 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A AMAU realizou reunião na abertura da VI Feciata em Três Arroios, nesta quinta-feira, 30 de novembro, onde foram realizados grandes debates regionais.

O presidente da AMAU, Marcelo Arruda parabenizou o prefeito de Três Arroios, Carlos Burille: “que grande evento. Parabéns a todos os envolvidos, a comissão organizadora, a prefeitura, por essa grande feira, que sem dúvida, entrará para a história. Parabéns ao município de Três Arroios pelos seus 36 anos de emancipação política administrativa. E continuamos unidos para batalhar pelos 32 municípios do nosso Alto Uruguai”.

A presidente do Colegiado dos Secretários de Saúde da 16ª Região de Saúde, Valdirene Fátima Ramme Foletto (secretária de Saúde de Jacutinga), foi uma das convidadas a falar na reunião e abordou três temas.

O primeiro foi uma demanda do CRPO Planalto, solicitando convênio com as secretarias de saúde da região, para realizarem tratamento especializado na questão psicossocial e saúde mental para os policiais da Brigada Militar, que residem em cada um dos municípios do Alto Uruguai: “levamos aos prefeitos que além da estrutura física, precisamos ampliar os recursos humanos, pois esta área está sendo bastante acessada pela população”.

A segunda pauta, foi solicitado aos prefeitos e as primeiras-damas para abraçar a causa da ONG “Ser Um Doador”, criada em Erechim para doação de medula óssea.

E a terceiro tema foi lançado um desafio no tratamento do transtorno doe espectro autista ou outros transtornos para ser realizado de forma micro regionalizada, para compartilhar técnicos e recursos humanos.

O advogado da AMAU, Ricardo Michelin, orientou os prefeitos sobre as ações a serem adotadas pelos municípios, para acessar os recursos do estado na área da Defesa Civil, e as providências e cuidados para efetuar os gastos: “isso tudo para evitar sobreposição de despesas, ainda mais quando vem recursos do estado e da União”.

Simultaneamente ao encontro dos prefeitos, as primeiras-damas do Alto Uruguai realizaram encontro com a corte da VI Feciata na Casa de Cultura de Três Arroios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE