Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul

AMAU promove curso sobre Imposto de Renda para servidores municipais

Ministrado pelo advogado e pela contadora, Orlin Goranov e Mara Backes, o treinamento foi realizado no Anfiteatro da URI em Erechim

Redação AU Online / Divulgação
por  Redação AU Online / Divulgação
13/06/2022 09:39 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) promoveu, entre os dias 9 e 10 de junho, um curso sobre Imposto de Renda Retido na Fonte. Este tema foi uma demanda trazida pelos municípios para esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimento.

Ministrado pelo advogado e pela contadora, Orlin Goranov e Mara Backes, o treinamento foi realizado no Anfiteatro da URI e teve carga horária de 12 horas. Participaram mais de 70 servidores públicos municipais de todas as cidades da região;

Abertura

A abertura da capacitação contou com a presença do presidente da AMAU e prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, que deu as boas-vindas a todos e falou sobre a importância do tema que estava sendo tratado para esclarecer dúvidas, especialmente porque há um fator novo.

Segundo ele, promover treinamentos também é uma função da AMAU, visando auxiliar os municípios a organizar o seu dia a dia e a oferecer serviços públicos de qualidade. “Acredito que um aspecto importante da promoção de treinamentos em Erechim reunindo os municípios da região é a questão econômica, evitando deslocamentos e estadias dos servidores até Porto Alegre”, ressaltou.

O curso

Segundo o advogado Orlin Goranov, a responsabilidade tributária (retenção na fonte) é um instrumento amplamente utilizado pelos entes federados para assegurar o cumprimento de obrigações tributárias. “Essa responsabilidade não exclui as pessoas jurídicas imunes ou isentas, o que obriga o Município a conhecer e observar uma série de normativas federais, estaduais e municipais para evitar autuações da Receita Federal ou renunciar receitas tributárias que são de sua competência e/ou titularidade”, pontuou.

Metodologia

A metodologia do curso se pautou por uma análise pontual de cada uma das legislações e dispositivos que regem a responsabilidade tributária para os entes públicos municipais, utilizando-se de doutrina somente quando estritamente necessário para elucidação de questões complexas e/ou controvertidas.

Foi priorizada a análise da interpretação dada pela Receita Federal do Brasil, manifestada por meio de Soluções de Consulta e de precedentes do Poder Judiciário que tenham julgado questões envolvendo os Municípios, notadamente, o RE n.º 1.293.453 que possibilitou aos Estados e Municípios, assim como respectivas autarquias e fundações, a aplicarem, para fins de IRRF, os mesmos critérios utilizados pela Administração Pública Federal (IN RFB n° 1.234/2012), na contratação de bens e serviços, apropriando-se desta receita que, segundo STF, é de titularidade dos demais entes federados e não da União.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE