Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

AMAU promove curso para auxiliar prefeituras no encerramento do exercício 2023

O curso está sendo ministrado pelo instrutor Lourenço de Wallau que é contador, especialista em Direito Público, diretor e professor da DPM Educação.

Rodrigo Finardi/Assessoria AMAU
por  Rodrigo Finardi/Assessoria AMAU
01/12/2023 09:54 – atualizado há 44 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A queda na arrecadação (principalmente nos repasses federal e estadual), os gastos extras com as fortes chuvas que atingiu todos os municípios do Alto Uruguai, está trazendo consequências e dificuldades para que os gestores públicos fechem suas contas nesse ano.

Em função destes fatores, a AMAU resolveu promover o curso sobre encerramento do exercício de 2023, para auxiliar os 32 municípios pertencentes à associação.

O curso está sendo realizado no auditório do prédio da URI Erechim, nesta quinta-feira (30), e prossegue na sexta-feira. 1º de dezembro. São 14 horas de conteúdos ministrados para contadores, técnicos em contabilidade, controladores internos e demais responsáveis pelo setor contábil dos órgãos e entidades que integram a administração pública municipal, submetidos à Lei Federal nº 4.320/1964, que estabelece normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanço da União, dos estados e dos municípios.

O curso está sendo ministrado pelo instrutor Lourenço de Wallau que é contador, especialista em Direito Público, diretor e professor da DPM Educação.

Nestes dois dias de imersão sobre o tema, diversos assuntos estão sendo abordados, como segue:

- Definição de agenda de procedimentos de encerramento do exercício;

- Análise contábil e procedimentos de ajustes das informações orçamentárias e contábeis;

- Conformidade contábil dos lançamentos efetuados (testes de consistência);

- Critérios a serem observados na inscrição e cancelamento de restos a pagar e seus reflexos nas demonstrações contábeis;

- Inscrição, atualização e baixa das obrigações de curto e de longo prazo;

- Inscrição, atualização, baixa e registro de ajustes para perdas dos créditos inscritos na dívida ativa;

- Registro e atualização das dívidas de curto e de longo prazo;

- Demais ajustes contábeis recomendáveis;

- Procedimentos a serem observados na implantação de saldos em 2024;

- Apuração dos resultados orçamentário, financeiro e patrimonial do exercício;

- Demonstrações contábeis exigíveis sob a ótica do PCASP (Plano de Contas Aplicado ao Setor Público: balanço orçamentário; balanço financeiro; balanço patrimonial; demonstração das variações patrimoniais; demonstração dos fluxos de caixa; notas explicativas as demonstrações contábeis, entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE