Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

AMAU: Pessoas de 30 a 39 anos estão se contaminando mais pela Covid

Região, no entanto, tem reduzido número de casos ativos, refletindo a eficácia das ações adotadas

Salus Loch/Assessoria AMAU
por  Salus Loch/Assessoria AMAU
07/07/2021 15:41 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU, no propósito de aprimorar as análises do cenário regional da epidemia do novo coronavírus, vem aumentando as suas análises da região alvo de monitoramento.

Além de todos os indicadores monitorados que compõe a Plataforma Regional, de Monitoramento (PRM), casos confirmados, recuperados e ativos, óbitos, taxa de recuperação, taxa de letalidade, taxas de ocupação dos leitos clínicos e de UTI, hospitais regionais, imunização, agora, realizamos uma avaliação do número de pessoas que testaram positivo para à Covid, desde janeiro de 2021.

Casos Positivos

Verificamos, pelos indicadores, que o mês de março foi o período do ano em que mais pessoas testaram positivo para o novo coronavírus, com 3.573 casos. Na segunda classificação ficou o mês de fevereiro, com 3.236, o que corrobora com o cenário agravado dos meses de fevereiro e março, com sobrecarga do sistema de saúde e ocupação de toda a estrutura estadual de leitos de terapia intensiva (UTI).

Verificamos também que no mês de maio tivemos um segundo pico de contaminação com 2.857 pessoas positivas para à Covid e, mediante as ações que foram implementadas regionalmente, com protocolos mais rígidos em virtude do Sistema 3As, verificamos que começamos a reduzir esse indicador, migrando em junho para 2.522 (atual cenário).

Casos Ativos

Pela PRM estamos conseguindo reduzir o número de casos ativos, migrando de 1.076 (11/06), para 559 (05/07), numa redução de mais de 500 casos, o que reflete que as ações adotadas foram eficazes, mas que continuamos em alerta.

Faixa Etária

Com relação a faixa etária verificamos que a 30 a 39 anos continuam sendo as pessoas que mais testaram positivo para à Covid, seguido da faixa de 40 a 49 anos, conforme gráfico abaixo.

Esse indicador nos permite fazer reflexões com relação ao processo de imunização, a partir do momento em que verificamos que a grande maioria das pessoas que contraíram o vírus foram abaixo de 60 anos e essa população foi uma das primeiras a serem vacinadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE