Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

AMAU participa do I Encontro Macrorregional de Educação em Saúde Coletiva

Nesta quarta-feira, 2, Erechim está sediando o I Encontro Macrorregional de Educação em Saúde Coletiva e reúne representantes de 147 municípios na Universidade Regional Integrada (URI).

Rodrigo Finardi/Assessoria AMAU
por  Rodrigo Finardi/Assessoria AMAU
02/08/2023 14:55 – atualizado há 20 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O evento foi organizado pelo Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde. O tema debatido nesse encontro é “Implementando a Política Estadual de Educação Permanente em Saúde Coletiva”.

Os 147 municípios participantes são oriundos de quatro coordenadorias de saúde, que compõe a Macrorregião Norte do RS.

O objetivo do encontro foi promover ampla discussão sobre Educação Permanente em Saúde Coletiva e promover iniciativas da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde Coletiva.

A abertura foi feita pelo Coordenador da 11ª Coordenadoria de Saúde, Mario Luiz Ceron, que enalteceu a importância de encontros dessa natureza para interagir, pensar e buscar soluções para saúde pública.

O prefeito de Estação, Geverson Zimmermann, vice-presidente da AMAU, participou da abertura do evento. Em seu pronunciamento, afirmou que o Legislação obriga os municípios a investir 15% de seu orçamento em saúde, porém a média gasta é entre 22 e 25%, e que isso acaba retirando recursos de outras áreas: “As coisas mais importantes para um gestor público é investir em educação e saúde. E as demandas crescentes nos desafia a cada dia”.

O vice-presidente da AMAU, lançou um desafio aos representes dos 147 municípios presentes no evento: “Daqui alguns anos teremos mais mortes que nascimentos. As pessoas estão vivendo mais. E irá estourar na ponta, na saúde pública. O que precisamos fazer, para nos preparar para esse momento? As pessoas estão vivendo mais e não tem no grupo da família, pessoas para cuidar dos idosos”.

Ao longo do dia, várias atividades, que serviu de troca de experiências entre os participantes, para aplicarem em seus municípios, e palestras importantes com nomes renomados como Teresinha Valduga, diretora da Escola de Saúde Pública do RS, Liani Rigi da Universidade de Santa Maria, e Patrícia Benites (Escola de Saúde Pública).

O encontro foi uma parceria, da Escola de Saúde Pública/RS, URI/Erechim, Comissão Estadual Permanentes de Integração Ensino-Serviço – CIES/16 Região de Saúde, CIR R16 e AMAU.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE