Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

AMAU entrega documento ao Ministro Onix Lorenzoni solicitando auxílio na viabilização de recursos para a execução da BR 153

Também solicitou sua intervenção na rápida liberação dos recursos dos municípios que decretaram situação de emergência devido à estiagem

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
21/02/2022 17:45 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente da AMAU, o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, acompanhado de diversos prefeitos da região, participou da reunião-almoço com o Ministro do Trabalho e Previdência, Onix Lorenzoni, nesta segunda-feira, 21, na ACCIE. 

Na oportunidade, Soligo, logo após o seu pronunciamento, entregou ao Ministro um documento solicitando, em nome da AMAU, encaminhamento ao Governo Federal de duas demandas de extrema importância para a região:

A primeira, auxílio na destinação de recursos para a execução da BR 153 – Transbrasiliana, trecho de 68 km que liga Erechim a Passo Fundo, cuja obra é considerada estratégica para o desenvolvimento do Norte do Rio Grande do Sul.

A segunda demanda foi para auxílio na rápida liberação dos recursos aos 32 municípios que compõe a AMAU, que decretaram Situação de Emergência, todos já homologados pelo Governo do Estado e reconhecidos pelo Governo Federal, em virtude da forte estiagem que assolou a região.

AGO DA AMAU

O Ministro Onix Lorenzoni era esperado, mais cedo, na Assembleia Geral Ordinária da AMAU, realizada no Anfiteatro da URI, porém, em razão do tempo, não houve condições para o pouso em Erechim, tendo ocorrido em Chapecó e o deslocamento de carro até Erechim.

Durante a Assembleia foram tratados dois assuntos de interesse de todos os prefeitos: a questão do reajuste do piso salarial dos profissionais da Educação, que irá impactar diretamente no índice de gastos de pessoal dos municípios; e a nova lei que estabelece algumas flexibilizações em relação às áreas próximas a rios e córregos, que poderá consolidar situações já existentes em diversos municípios.

Os dois temas foram abordados pelo assessor jurídico da AMAU, Marcos Gritti, que explanou detalhadamente sobre as legislações existentes e esclareceu diversas dúvidas dos prefeitos.

Antes do final, o prefeito de Centenário, Genoir Marcos Florek (Neninho) convidou todos os prefeitos para a programação alusiva ao aniversário de 30 anos do município, a ser realizada de 11 a 19 de março. Também participou da Assembleia dos prefeitos o deputado estadual Paparico Bacchi.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE