Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Política

AMAU busca soluções para problemas no fornecimento de energia

Entidade se reuniu com a RGE na terça-feira (16)

Redação AU/Assessoria Amau
por  Redação AU/Assessoria Amau
17/01/2024 09:28 – atualizado há 55 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na terça-feira, 16, a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), liderada pelo presidente Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul, realizou uma audiência com o presidente da RGE, Marco Antônio Villela de Abreu, e especialistas, visando abordar as preocupantes recorrências de problemas, com destaque para a persistente falta de energia e os longos períodos para sua restauração.

Os desafios se intensificaram desde o dia 22 de dezembro de 2023, quando diversas comunidades na região enfrentaram uma semana inteira sem energia. Marcelo Arruda enfatiza a importância vital do fornecimento seguro de energia para uma região que se destaca no agronegócio, sendo uma das maiores produtoras de suínos, aves e leite no Estado.

A comitiva do Alto Uruguai, composta pelo presidente da AMAU e outros representantes municipais, incluindo o prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, o prefeito de São Valentim, Claudimir Paniz, o vice-prefeito de Erval Grande, Valdecir Wieczynski, acompanhado de um secretário municipal, o gerente de relacionamento da RGE na região do Alto Uruguai, Cláudio Rodrigo Mânica, e a Consultora da RGE, Eliana Bortolon, participou ativamente da reunião.

A avaliação da reunião foi positiva, permitindo identificar os principais desafios enfrentados. A RGE apresentou as medidas já em curso e solicitou que cada município apresente suas prioridades, a fim de desenvolver um plano de ação mais imediato.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, revelou que a RGE tem a intenção de realizar investimentos significativos na região. No entanto, ele ressalta a necessidade de criar uma legislação regional, especialmente em relação às árvores próximas às redes elétricas, frequentemente responsáveis por problemas na distribuição de energia. A proposta é estabelecer uma legislação regional para atuar de maneira mais efetiva, medindo resultados com acompanhamento próximo e contundente, visando aprimorar a qualidade dos serviços para todos os municípios da região.

O presidente Marcelo Arruda também salienta a importância do diálogo que, segundo ele, é o melhor caminho para a resolução dos impasses. Arruda pontua que, com a união dos municípios do Alto Uruguai e a presença da conselheira presidente da AGERGS, Luciana Luso de Carvalho, na Assembleia Ordinária da AMAU, a ser realizada nesta quinta-feira, 18, as ações e investimentos serão mais efetivos e céleres.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE